Lutar contra a transfobia é vital na luta anticapitalista

É a “família tradicional” que destrói a população LGBTIQA+.

Joanne Oliveira 4 ago 2020, 18:26

Não somos nós, pessoas LGBTIQA+, que estamos destruindo a “família tradicional brasileira”. É a “família tradicional” que destrói a gente! Só que as nossas vidas não importam. Somos invisíveis!

É carnificina minimizar essa exclusão estrutural no país que mais mata pessoas LGBTIQA+ há mais de uma década e onde a expectativa de vida das pessoas trans é de 35 anos!

E aos que dizem que a pauta identitária não é importante e distrai a luta anticapitalista, é importante entender que a base do capitalismo e do patriarcado é justamente essa “família tradicional” meus amores! Eu lembro vocês do vídeo icônico da Amanda Palha falando sobre o nosso lugar dentro dessa família… Fora dela!

Nossas existências questionam o princípio básico do capitalismo: a criação de mão de obra explorável. Não há nada mais anticapitalista do que ser um corpo dissidente de gênero! Lutar pelas nossas vidas, nossos afetos, direitos, qualidade de vida, dignidade e tudo mais que nos é tirado, é fundamental para realmente mudarmos essa realidade absurda que vivemos.
É triste isso parecer utópico. Muitas vidas esquecidas ainda serão interrompidas. É desolador!

É fundamental se posicionar contra a transfobia, e digo isso para população cisgenera principalmente. Para a gente que é dissidente não tem outra opção, todo dia é uma luta!

Esse dia dos pais vai ser o mais especial para mim! Vou celebrar todos os pais trans e as famílias que desafiam de alguma forma esse modelo colonizador que nos expulsa, mutila e explora. Nossas vidas importam!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!