Extinction Rebellion volta às ruas

Grupo de ação direta de mudança climática está planejando uma interrupção em três cidades inglesas para chamar a atenção para o desastre ecológico.

Sarah Bates 13 set 2020, 16:11

Extinction Rebellion (XR) deu início a dez dias de protestos na terça-feira, com ações desafiadoras em Londres, Cardiff e Manchester.

O grupo de ação direta de mudança climática está planejando uma interrupção nas três cidades para chamar a atenção para o desastre ecológico.

“O governo não está fazendo o que é necessário para manter as pessoas seguras. Estamos aqui agindo, porque a negligência criminosa está colocando vidas em risco ”, disse XR.

“Eles não devem ter permissão para continuar assim. Temos a oportunidade de reverter este navio que está afundando, mas devemos agir agora, não no próximo ano, nem em dez anos. Agora.”

Milhares de pessoas marcharam em Londres para exigir que o Projeto de Mudança Climática e Emergência Ecológica (CEE) seja aprovado pelo parlamento, na terça-feira após o recesso de verão.

Hannah disse ao Socialist Worker que havia viajado de Salisbury para fazer parte da rebelião. “Precisamos de alguma ação e precisamos de MPs para apoiar o projeto de lei do CEE – embora quem sabe se eles farão com um governo conservador”, disse ela.

O projeto, encabeçado por ativistas do XR, pede ao governo que tome medidas urgentes contra a mudança climática. Ele defende um plano abrangente para lidar com as emissões e interromper o aumento da temperatura e para conservar e restaurar ativamente a natureza. Também exige Assembleias de Cidadãos para que as pessoas comuns possam ter uma palavra a dizer.

Io, de 18 anos, estava em sua primeira rebelião e disse que foi atraída para a ação porque “é muito importante fazer algo”.

“Estamos começando a ver os efeitos da mudança climática agora”, disse ela ao Socialist Worker. “Os Estados Unidos tiveram dois furacões ao mesmo tempo e o Caribe está sofrendo tempestade após tempestade”.

Quatro grandes marchas levaram os manifestantes de locais no centro de Londres à praça do parlamento.

Palestras, Assembléias de Cidadãos e comícios acontecerão lá ao longo desta semana e na próxima. Milhares de rebeldes marcharam nas estradas que circundam a praça do parlamento, liderados pela batida de várias bandas de samba.

Em Manchester, centenas de pessoas se reuniram na Praça de São Pedro e em Cardiff saíram para as ruas.

O ato vem em seguida a rebeliões regionais em 30 locais diferentes na semana passada, onde ativistas realizaram ações de pequena escala para chamar a atenção para a rebelião desta semana. Apesar do ataque violento da Covid-19 – e da ameaça de uma multa de £ 10.000 enfrentada pelos organizadores – os ativistas disseram que era fundamental continuar pressionando por ações urgentes.

Hannah disse que é hipócrita os políticos criticarem o XR por tomar as ruas, porque “Há algumas partidas esportivas acontecendo e isso parece mais importante”.

A maioria dos rebeldes usava máscaras e havia esforços para que as pessoas se mantivessem distantes umas das outras.

O primeiro dia da rebelião atraiu diferentes vertentes do movimento ambientalista.

Incluiu ativistas do ar limpo, aqueles que lutam contra a ferrovia de alta velocidade HS2 e ativistas dos direitos dos animais.

Um manifestante, que fazia campanha contra o HS2 desde abril, disse: “Temos que agir agora para evitar as consequências catastróficas da mudança climática. Estamos enfrentando milhões de mortes, especialmente no Sul Global.

“A mudança climática não é algo que vai acontecer no futuro – está acontecendo agora. Para alguns, o jogo já acabou. Quanto mais cedo agirmos, mais vidas salvamos.

Ele disse que os ativistas esperavam que a rebelião “impulsionasse o movimento ambientalista”.

“Estamos aqui porque queremos viver e queremos que nossas famílias sobrevivam”, disse ele.

Linda disse ao Socialist Worker que tinha vindo do leste de Londres porque “não há outra opção – estamos ficando sem tempo”.

“Eu vim para as coisas de XR porque se trata do movimento de massa”, disse ela. “Essa é a única coisa que vai mudar alguma coisa. O poder das pessoas é a única coisa que funcionou no passado. ”

O XR sempre foi mais forte quando foi às ruas e atraiu dezenas de milhares de pessoas.

Deve assegurar que seu foco esteja na participação em massa de pessoas comuns, e não depositar todas as suas esperanças nas maquinações do parlamento.

Artigo originalmente publicado no site do SWP. Reprodução da tradução realizada por Charles Rosa para o Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão