Nota de solidariedade e apoio ao candidato a prefeitura de Boa Vista Fábio Almeida (PSOL-BV)

O Diretório Municipal do PSOL Boa Vista repudia veemente a postura autoritária, arbitrária e antidemocrática a qual nosso candidato esteve exposto.

Na manhã desta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, nosso candidato à prefeitura de Boa Vista (RR), Fábio Almeida (PSOL-BV) gravava um dos seus vídeos rotineiros e diários pelas ruas da capital. O tema do dia era segurança pública e, por isso, a gravação ocorria em frente a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). O posicionamento público do candidato sobre o tema reflete as discussões colocadas nas plenárias e da Convenção do PSOL-Boa Vista: o município não tem competência para gerir o tema da segurança pública, pois compete ao Estado essa gestão.

O companheiro Fábio é enfático em seu pronunciamento registrado em vídeo: “Vocês não têm competência de fazer Segurança Pública. A guarda civil na Constituição é clara no seu artigo 30”, sendo interrompido constantemente pelo Coronel e Secretário Municipal da SMST Raimundo Barros Oliveira que dizia “você vai provar” e “prove lá na delegacia”.

Em outro fragmento do vídeo Fábio Almeida afirma “vocês gastam 3 milhões de reais com policiamento e não é competência do município”, o Coronel/Secretário, insistentemente interrompe a fala alegando “você está me acusando” e Fábio retoma reforçando que está se referindo à gestão municipal e, em seguida, o Coronel/Secretário dá voz de prisão ao candidato Fábio Almeida.

O Diretório Municipal do PSOL Boa Vista repudia veemente a postura autoritária, arbitrária e antidemocrática ao qual nosso candidato esteve exposto no dia de hoje. Fábio Almeida foi conduzido a uma Delegacia como um preso político por propor uma discussão de cunho constitucional e tendo seu direito de manifestação ressarcido publicamente.
A prefeitura de Boa Vista, na pessoa da então prefeita Teresa Surita (MDB), em rede social, se pronunciou num pedido de desculpas, ainda pela manhã, alegando que teria ocorrido um “Desentendimento pessoal do secretário”. Ressaltamos que não houve desentendimento pessoal algum, prefeita. O Coronel e Secretário pertence à gestão do município e, ao dar voz de prisão ao candidato, estava agindo dentro da função para a qual a prefeita o nomeou. Não foi apenas o Raimundo Barros Oliveira, foi o Coronel e Secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito.

Horas depois, a prefeita Teresa Surita (MDB) voltou a se manifestar sobre o caso em rede social, acusando o candidato Fábio Almeida (PSOL-BV) de se dirigir “ao Secretário e tbm Coronel da PM Raimundo Barros proferindo acusações criminais”, sem apontar evidência alguma dessa afirmação e conclui no tuíte seguinte com “vamos aguardar a apuração dos fatos”. Com essa acusação, mesmo seguida de uma tentativa de “neutralidade”, a prefeita traz uma carga pesada de influência política sobre a opinião pública. Mais um ataque à figura do candidato, já que uma acusação sem evidências em rede social prejudica a sua imagem e projeção política.
A exoneração do Secretário Municipal da SMST Raimundo Barros Oliveira é urgente e necessária. Não se pode admitir que uma abordagem arbitrária e autoritária seja compactuada pela gestão pública da prefeitura de Boa Vista. A permanência do Coronel nessa Secretaria é uma afronta aos direitos individuais e coletivos da população, um grave ataque à Constituição Federal Brasileira.

Por fim, queremos destacar que essa situação arbitrária que ocorreu com uma figura pública e política foi apenas uma pequena amostra das abordagens que ocorrem nas nossas periferias. Enquanto o candidato Fábio Almeida pôde contar com a presença da imprensa, com o amparo dos demais companheiros de luta do PSOL e com a solidariedade de outras figuras políticas, tanto individuais quanto partidárias, que se posicionaram publicamente repudiando a atitude do Coronel/Secretário, sabemos que a realidade cotidiana da população periférica, infelizmente, quando exposta a esse tipo de arbitrariedade, sofre total desamparo. O PSOL jamais se calará diante de tamanho ataque aos direitos individuais e coletivos. A defesa da democracia seguirá sendo nossa bandeira a tremular com o sol da esperança nos ventos roraimenses. Viva a democracia!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão