As eleições municipais de novembro: um cenário aberto e as possibilidades do PSOL

Num cenário de incerteza no quadro eleitoral, a luta contra o bolsonarismo e as possibilidades do PSOL.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 31 out 2020, 18:30

As eleições municipais começam a entrar numa fase mais “quente”. Posicionado no Brasil inteiro, o PSOL vem dando uma batalha de norte a sul do país para ecoar suas ideias e propostas, consoantes com a luta pelos direitos do povo. Como afirmamos em nosso último documento nacional, duas tarefas impõem-se para o partido e para o conjunto do ativismo: derrotar Bolsonaro e a extrema-direita; e apresentar uma alternativa política radicalmente nova, pela esquerda, capaz de retomar a confiança da classe trabalhadora nas suas ferramentas, com um programa anticapitalista, de luta contra o ajuste, as opressões e o regime dos ricos.

Bolsonaro busca administrar seu governo de crises recorrentes, com dificuldades para apresentar um perfil próprio no cenário eleitoral, ainda que exista espaço para a aderência às ideias fundamentalistas nas camadas mais atrasadas da população. No entanto, a crise da pandemia da Covid-19 e seus efeitos sanitários e econômicos seguem fazendo-se sentir. Nesse breve editorial, analisamos algumas tendências, além de seguir emulando o esforço de nossa militância na reta final da campanha.

Uma eleição “sui generis”

Começamos pelo caráter inédito da eleição: estão se combinando fatores múltiplos, que contribuem para uma imprevisibilidade acima da média, seja pelo cenário político dispersivo, ou mesmo pelas disputas ao redor das mudanças em curso no regime. O desenrolar da pandemia também apresenta interrogantes: como reagirá o eleitorado nas últimas duas semanas de campanha?

O financiamento eleitoral, após a enxurrada de escândalos de corrupção, ganhou ares “legais”, com uma monta de recursos públicos nunca antes mobilizada para as agremiações partidárias. A cruzada contra as fake news operadas diretamente pelo clã Bolsonaro deve intimidar a máquina de notícias falsas, sem entretanto banir essa prática que, mesmo em menor volume, vai existir na reta final do pleito municipal. A campanha como um todo está diferente e se nota a apatia da maior parte do povo, apesar do congestionamento nas redes sociais.

Ainda não é possível apontar um sentido nítido nas pesquisas, como uma força que capitalize o sentimento popular. Em 1986, por exemplo, foi o PMDB na esteira do Plano Cruzado que naufragaria meses mais tarde; em 1988, o PT, como expressão política do ascenso da classe trabalhadora, ganhou em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, entre várias cidades grandes. Como exemplo recente, pode-se apontar 2016, quando o PSDB foi a força política que melhor se saiu, diante da crise geral e do impeachment. Agora, não se pode indicar com antecedência quem são os favoritos a vencedores, absolutos e relativos. Com uma eleição de dois turnos, podemos indicar uma tendência de vitória dos opositores de Bolsonaro, mas sem um polo, nem entre o campo dos partidos da centro-direita, nem da centro-esquerda e da esquerda.

A tendência à dispersão nas chapas proporcionais, por conta da nova legislação, também dará lugar a blocos menos sólidos nas câmaras municipais. Muitos analistas apontam o crescimento da abstenção, amparados no temor da pandemia pelos mais idosos, o que tem como fator contrarrestante número recorde de candidatos. O que também está se consolidando é a hipótese de renovação nas câmaras, com maior presença de mulheres, negras, jovens e LGBTs, refletindo a polarização e politização dos últimos enfrentamentos com o conservadorismo.

Bolsonaro: o que não avança retrocede

Apesar de seguir estabilizado nas pesquisas de opinião pública sobre o governo, as dificuldades econômicas e políticas se impõem. Ainda que tenha avançado duas “casas” no tabuleiro dos governos com a entrada de Claudio Castro no Rio de Janeiro e Daniela Reinehr em Santa Catarina, o plano dos sonhos de organizar um partido bolsonarista está distante e o resultado eleitoral está longe de ser o esperado.

O despreparo na condução do governo segue e vai se aprofundar. O fim do auxílio emergencial vai trazer ainda mais tensão, com os índices recordes de desemprego e desalento. Marcaram a semana a recente crise com os militares e a indignação popular contra duas medidas que Bolsonaro no âmbito da saúde: a recusa em adquirir a vacina em desenvolvimento pelo Instituto Butantan e a sugestão de privatizar o SUS foram rejeitadas por ampla maioria social. Nesses dois casos, Bolsonaro voltou a ficar isolado.

O cenário internacional indica que as apostas da extrema-direita vão sendo derrotadas. Depois da vitória popular contra o golpismo na Bolívia e a derrota do modelo constitucional pinochetista no Chile, o mundo olha com atenção para a hipótese de uma derrota de Trump nos Estados Unidos. Seria um duro golpe para seu discípulo Jair Bolsonaro.

A última rodada de pesquisas aponta queda dos dois principais candidatos de Bolsonaro no país, Russomano em São Paulo e Crivella no Rio, ameaçados de ficarem fora do segundo turno. Apenas em Fortaleza que o bolsonarismo ganha impulso para colocar o capitão Wagner na dianteira das pesquisas no primeiro turno.

Voto útil é no PSOL

Para derrotar a extrema-direita e construir uma alternativa, a militância do PSOL está ocupando as ruas do Brasil para levar adiante seus candidatos e seu programa. Estamos sendo muito bem acolhidos pelo povo. Em São Paulo, a chapa de Boulos e Erundina cresce nas ruas, com muita adesão e simpatia, com as pesquisas indicando o terceiro lugar, em crescimento. Também o PSOL lidera com Edmilson Rodrigues em Belém.

Nossa batalha é jogar com todas as forças, ganhando votos de forma politizada e militante, para ampliar a bancada e colocar no centro ideias anticapitalistas. Nas cidades e no plano nacional, a disputa central é sobre quem vai pagar a conta da brutal crise que apenas se inicia.

O voto no PSOL reforça a luta de toda a classe trabalhadora por seus direitos. Após a eleição, serão abertos novos conflitos, recolocando a luta pelo “Fora, Bolsonaro” como parte da agenda. O voto no PSOL reforça as lutas do presente e do futuro imediato. Estaremos nas ruas, com todo o gás, paixão e vigor militante para construir essa vitória política. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão