Dia Nacional da Consciência Negra! Quantos mais terão que morrer para o racismo acabar?

Feriado de 20 de novembro dia nacional da consciência negra, uma homenagem ao grande Zumbi dos Palmares, uma homenagem a nossa resistência, aos nossos quilombos do passado e os do presente.

Danilo Serafim 20 nov 2020, 14:10

Feriado de 20 de novembro dia nacional da consciência negra, uma homenagem ao grande Zumbi dos Palmares, uma homenagem a nossa resistência, aos nossos quilombos do passado e os do presente.

 Acordo um pouco mais tarde. Ainda meio sonolento, ouço barulho estridente de ferro se arrastando no paralelepípedo da minha rua.  Chego na janela e vejo dois homens empurrando carrinhos de ferro de entrega de supermercado. Dois homens negros. Um paradoxo!

Valença no Estado do Rio de Janeiro, na região do Vale do Paraíba, cidade que em 13 de maio de 1888 habitavam cerca de 25 mil escravos africanos  quando o Parlamento aprovou a lei da “abolição total”, a chamada Lei Áurea. Uma pequena África! Gente  que produziam as riquezas dos barões do café e eregiam os casarios monumentais das fazendas sob os açoites  dos senhores de escravos.  

A escravidão chegara ao fim, mas o Brasil não eliminara as extremas desigualdades originadas por ela.  A persistência do racismo, do preconceito e da discriminação racial perduram até hoje e é banalizada. Frases pejorativas do tipo: “preto quando não caga na entrada caga na saída” continuam no vocabulário corriqueiro, pelos cantos ou abertamente.

Abertamente, como disse Jair Bolsonaro, se referindo aos quilombolas, discursando para sua base de apoio: “Esses devem pesar mais de 20 arrobas. Não querem saber de trabalhar.”  Argumentando com a raiva e a mentira, o discurso do ódio é semelhante a um vírus, se espalha no corpo social e alimenta os piores sentimentos como o racismo e o preconceito racial. 

Trezentos e vinte e cinco anos após a morte de Zumbi dos Palmares, ligo o computador e vejo de cara a notícia: “ homem negro morre após ser espancado por seguranças do Carrefour em Porto Alegre”. Esse homem negro possui nome e sobrenome e tem família e é um trabalhador João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, após espancamento por dois seguranças de uma loja do supermercado citado, é asfixiado, morreu  enfartado. 

  No dia Nacional da Consciência Negra, nos deparamos com essa  brutalidade. O preconceito racial  é um esteriótipo.  Pois se fosse uma pessoa branca certamente essa crime violento,  essa tragédia não teria ocorrido.  

Quantos Amarildos, quantas Marielles, quantos João Albertos… quantos mais terão que morrer para o racismo acabar?  Basta!

Um acinte! Porto Alegre uma cidade que acaba de eleger vereadores e vereadoras negros(as) Matheus Gomes e Karen Santos do PSOL com votações expressivas. Que concorreu um candidato a vice prefeito negro Márcio Gomes na chapa juntamente com Fernanda Melchionna pelo PSOL.

Revolta e perplexidade é o que sinto nesse momento.  Não tem outro jeito. Sem justiça não há paz! O racismo  tem que ser combatido e derrotado nas ruas! 

Não iremos nos calar!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão