Vacina para todos! A luta imediata e urgente

É preciso organizar já a infraestrutura da vacina e garantir que todos sejam protegidos.

Roberto Robaina 8 dez 2020, 17:19

Conversava em casa sobre o fato de que as férias seriam substituídas por caravanas a São Paulo para levar os idosos. O motivo? O governo de São Paulo anunciou plano estadual de vacinação da CoronaVac nesta segunda. Vacina desenvolvida por laboratório chinês em parceria com o Butantan está na terceira fase de teste. E anunciaram que seria liberado para quem lá estivesse. É claro que não será assim.

Mas a conversa das caravanas em direção a São Paulo responde a uma lógica necessária e inevitável: teremos um movimento pela vacinação de todos o quanto antes. Agora, o tema é a revolta pela vacina, não contra, como gostaria que existisse o idiota do presidente Bolsonaro. Minha amiga Ana Miragem, presidente do Sindicato dos Bancários entre 1990 e 1993, quando fui da diretoria com ela, enviou-me uma mensagem no mesmo sentido: é preciso uma campanha exigindo atitudes dos governos e vacina para todos.

O governo de São Paulo pediu que a vacina tenha sua eficácia atestada pela Anvisa. Mas sabemos que Bolsonaro é um negacionista. Nega a ciência, a cultura e é capaz de negar até a vacina. E não se cansa de manipular as instituições e colocá-las a serviço de suas posições fascistas e irracionais. Em São Paulo, o governo Doria prevê início da campanha em janeiro, com profissionais de saúde e pessoas acima dos 50 anos. A questão é que a vacina deve ser para todo o país e todo o povo. É preciso exigir providências de todos os governos e prefeitos.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, correntemente está demandando ao STF o direito dos Estados de terem autorização direta de órgãos de vigilância dos EUA ou de países europeus, caso a Anvisa se sujeite ao Bolsonarismo, por natureza irracional e manipulador.

Enfim, é preciso uma luta imediata: organizar já a infraestrutura da vacina. Garantir que todos sejam protegidos. Já começou na Inglaterra. Logo, teremos em São Paulo. Luta que começa!

Artigo originalmente publicado no Facebook do autor.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão