Uma reestruturação que expulsa os clientes das agências e ataca os direitos dos funcionários

O Banco do Brasil vai fechar 112 agências, 242 postos de atendimento e 7 escritórios de negócio.

Bancários do MES 18 jan 2021, 12:27

O Banco do Brasil vai fechar 112 agências, 242 postos de atendimento e 7 escritórios de negócio. Também vai transformar 243 agências em postos de atendimento e 145 agências passarão a ser “lojas do Banco do Brasil”, onde não existe a figura do caixa. O quadro será reduzido em 5.000 funcionários através do Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).

A justificativa é que o atendimento via Internet Banking ou Smartphone é muito mais barato que o atendimento presencial (inclusive para o banco), que uma operação feita em Caixa Eletrônico. Ignoram que o Brasil é um país extremamente desigual, o que faz com que os mais pobres tenham dificuldade de acesso a um smartphone ou à internet, praticamente impedindo de fazer operações bancárias online. Além disso, em muitas cidades no interior a única agência bancária que existe é a do Banco do Brasil. A política do banco é empurrar esses clientes para serem atendidos nos correspondentes bancários, mas é preciso lembrar que o BB rompeu o convênio com os Correios e com as lotéricas. Desta forma, o correspondente bancário muitas vezes é a padaria da esquina, o mercado ou açougue. E milhares de brasileiros(as) serão atendidos por pessoas que não foram treinadas para fazer operações financeiras e, pior, sem nenhuma segurança. O que podemos ver com este cenário é que, em vez de o BB estar dando acesso ao micro crédito para 48% dos(as) brasileiros(as) que trabalham com informais e micro empreendedores(as) individuais (MEIs) com baixíssima formalização e garantindo para a população em geral sem teto a oportunidade da tão sonhada “casa própria”, com o aumento do crédito imobiliário a menor taxas de juros, ele está excluindo milhares de pessoas do acesso a esses serviços e a outros do sistema financeiro.

Estamos vivendo uma pandemia que já matou mais de 200 mil pessoas no Brasil e paralisou a economia, com chances de depressão econômica no primeiro trimestre e taxas de desemprego chegando a 17%. Nesse momento o papel do BB seria incluir mais gente no acesso ao credito, aumentando sua rede de atendimento e não fazer o caminho inverso.

Outra face desse ataque aos funcionários do banco é o fato de que milhares de bancários terão seus locais de trabalho alterados e terão uma importante redução de salário. O banco acabou com a comissão de caixa, que agora será acionada conforme a demanda diária na unidade. No Brasil são mais de 10.000 caixas que trabalham no BB que perderam esta comissão e os que continuarem recebendo, serão remunerados por dia trabalhado no caixa. Além disso, o fechamento dessas unidades representa o fim de centenas de comissões de gerentes gerais e funções intermediárias e, numa postura que a Justiça já impediu outras vezes, o banco também pretende transferir funcionários de forma compulsória para fora do seu município de trabalho.

Os(as) bancários(as) do BB já estão arriscando sua vida para garantir o atendimento em meio à pandemia. O banco continua lucrando bilhões e mesmo assim vai transformar em um inferno a vida de milhares de funcionários(as) com redução salarial e mudança de local de trabalho.

Exigimos um calendário nacional de mobilização da CONTRAF/CUT construído pelo conjunto dos(as) funcionários(as) do BB. Nesse sentido, precisamos que seja convocada uma rodada imediata de assembleias do BB. Esse calendário precisa envolver o conjunto da população na defesa do banco.

Nós militantes das oposições bancárias estaremos realizando uma live para debater a reestruturação no dia 21 de janeiro, às 19 horas, com a presença da líder da bancada do PSOL na Câmara Federal, Sâmia Bomfim, Paulo Tonon (Diretor do SEEB-Bauru) e Juliana Selbach (Oposição bancária de BH). A transmissão vai ser feita pela página do MOVER – Plataforma Sindical Anticapitalista.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão