Um brilho raro no céu manauara

Israel Dutra relembra a memória de Luiz Fernando Souza Santos, uma semana após sua perda para a Covid-19.

Israel Dutra 19 mar 2021, 21:24

Hoje, completam-se sete longos dias da partida de Luiz.

Era o final da noite de quinta-feira (11) quando soube da trágica notícia: Luiz Fernando Souza Santos tinha nos deixado, vitima da Covid-19 e do descaso dos governos com a saúde pública e a vida humana. Um golpe duríssimo para todos nós que convivemos com Luiz, que foi um grande professor, um intelectual singular, um homem simples e, sobretudo, uma figura que fazia com a que a vida valesse a pena.

A máxima de que “nada que é humano nos estranha” poderia definir Luiz. Um homem repleto de humanidade. Luiz tinha diferentes dimensões. Todas elas entrelaçadas e articuladas com a profunda dimensão humana, de quem não busca a fragmentação e sim a luta pela totalidade. E, a partir da totalidade, a ação nas diversas esferas da vida humana. Luiz encontrou no marxismo uma ferramenta, não uma vestimenta de ocasião. Assim, pôde recuperar a dimensão do particular, respeitando e acolhendo as características do específico, sem perder a visão geral, do universal.

Assim conheci Luiz, como militante, sóbrio, modesto, sempre disposto a ensinar e aprender, conhecedor da cultura, esforçado em compreender o diferente; apaixonado pela vida e pelo meio-ambiente. Um homem que estudava a cultura Yanomami com a mesma intensidade que gostava de rock and roll.

O Luiz educador, rigoroso, pesquisador de alto nível, cursou doutorado na Unicamp, foi professor da rede pública no interior de seu estado, Amazonas, e ingressou na UFAM. Foi um dos principais responsáveis pelos projetos de docência entre os povos indígenas, sendo atuante como professor entre diversas aldeias e distintos povos.

Foi também um ativista de primeira linha: atuou no meio docente, organizou os trabalhadores de diferentes categorias, nunca escondeu que era um socialista e revolucionário. Buscava denunciar os pactos entre as elites de Manaus e foi um candidato socialista ao Senado em 2018.

Buscava significar a cosmovisão indígena, sem perder as bagagens teóricas do marxismo revolucionário. Escreveu “O Panóptico Verde”, obra seminal para pensar a Amazônia. Nas várias mensagens de homenagem a ele, espalhadas por gente que o conheceu em diferentes momentos, podemos perceber o gigante que foi para a Sociologia brasileira.

Foi um parceiro de seus filhos, de sua família. Destaco uma menção especial a Larissa, sua filha e amiga, militante querida por todos nós, com a qual nos solidarizamos do fundo da alma. Luiz deixa um brilho raro no céu manauara. Ficam a saudade, o legado e a herança de um socialista que nos inspira.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão