Uma polêmica clara e curta

Uma polêmica com Valério Arcary.

Roberto Robaina 30 abr 2021, 15:45

Valério Arcary, expressão pública da corrente Resistência, tem defendido a necessidade de um governo de esquerda com um programa de esquerda para o Brasil. Tenho total acordo com essa posição. No seu artigo para “Brasil de Fato”, ele elenca os pontos programáticos dessa frente. Também estou totalmente de acordo, ainda que de cara agregaria a estatização do sistema financeiro como ponto essencial.

A questão é que ele está propondo este programa também ao PT, e dizendo que Lula pode ser o candidato do PSOL no primeiro turno. Aqui, a lógica termina, simplesmente porque o PT já deixou claro que não concorda com esse programa. E Lula muito menos. É óbvio que todos apoiariam Lula no primeiro turno se ele assumisse tal programa. Mas isso simplesmente é falso. E sustentar algo falso gera apenas ilusões e/ou confusões. Lula já disse que quer retomar sua experiência de governo, que foi caracterizada por Valério como de um governo social-liberal ou de frente popular, jamais como um governo de esquerda ou anticapitalista. Lula já disse não à proposta de Valério há muitos anos. E já disse que não mudou de ideia. Por que Valério segue insistindo nisso? Será que ele acredita que Lula vai mudar de posição? Realmente seria algo ingênuo demais ou pretensioso demais. Não creio que sejam atributos de Valério. Caberia a Valério dizer se ele segue defendendo o apoio a Lula ou a um programa de esquerda.

Enfim, creio que seria útil a Resistência se unir com as forças do PSOL, que, diante de uma eleição em dois turnos, sabem que devem se comprometer desde já com o apoio ao candidato contra Bolsonaro no segundo turno e, ao mesmo tempo, em erguer a bandeira de uma candidatura própria para defender o programa de esquerda no primeiro turno.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão