A derrota do pinochetismo no Chile e Brasil na contramão

Franco Machado e Ricardo Souza analisam as recentes eleições no Chile e os impasses na situação brasileira.

Franco Machado e Ricardo Souza 21 maio 2021, 10:59

Enquanto o povo chileno avança na derrubada do entulho pinochetista de Estado mínimo; o Brasil vive um novo  ciclo de contrarreformas neoliberais. Esta semana o processo eleitoral chileno ( constituinte, municipais e estaduais)  apontam uma maioria social contra o projeto  privatista; contra os “políticos de carreira”, com destaque para as bancadas “independentes” (lideranças dos protestos de 2019, dos movimentos sociais  e inclusive  organizações trotskistas com  candidatos eleitos). Merecem destaque também as bancadas eleitas por setores da esquerda e centro-esquerda e a representação constitucional de uma bancada indígena.

A grande mídia anuncia um mercado “nervoso”.A Praça da Dignidade segue bradando, os acordos  palacianos/parlamentares para manter o senil “pinochetismo sem pinochet” não  prosperaram.

Enquanto isso, aqui no Brasil, um dos centros mundiais da pandemia, o Governo  genocida e neoliberal  de Guedes e Bolsonaro tenta reproduzir e acelerar a cartilha super neoliberal de Pinochet e seus Chicago Boys.Eles querem tirar proveito de um  contexto de pandemia que já matou quase meio milhão, o  desemprego a pobreza e à insegurança alimentar de, pelo menos, metade da população para acabar com o que resta de direitos sociais conquistados com sua famigerada  Reforma Administrativa.

O vento do condor andino derrubam os planos do banco mundial e mostram novas formas de rebeldia, organização política e resistência, nós aqui no Brasil ainda estamos empantanados no Brasil  na apatia e no imobilismo.Este pequeno Ensaio propõe refletir sobre as experiências de luta recentes no Continente Sulamericano e buscar ,parafraseando à banda Baiana System, traçar o plano para Contra Atacar!

CHILE: da utopia da Frente Popular à Carabinas do Capital Parasitário

Estudar o processo chileno é fundamental para construção  de uma esquerda que supere a experiência desenvolvimentista e democrático popular  para um projeto de transição para o socialismo.

O  Chile viveu a última e mais avançada experiência nacional-desenvolvimentista no  continente com  a promessa “Socialismo de Via pacífica” sob o Governo de Salvador Allende  com apoio do PC Chileno. Allende,entre outras iniciativas nacionalizou o cobre e prometia reformas radicais, porém buscou a unidade com a burguesia nacional contra a dominação imperialista, a mesma que esfaqueou pelas costas os projetos varguista e peronista sob mando deste mesmo imperialismo, confiou nos militares na garantia da ordem e da soberania nacional. O mesmo Chile qe foi o refúgio dos exilados de esquerda sofreu  o xeque-mate contra revolucionário no Conesul.

O sangrento 11 de setembro de 1973 pôs fim as utopias reformistas ao  sul do  equador, a custo de milhares de vidas. Rui Mauro Marini, Marxista brasileiro exilado e dirigente do Movimento Izquierda Revolucionária( MIR) , aponta que reformismo, na sua incapacidade de enfrentar as elites nacionais e constituir junto aos “cordões industriais” uma nova forma de contrapoder, tornou-se a antessala da contrarrevolução, que se concretizou à mão de ferro de Augusto Pinochet.

A potente corrente do trotskismo latino-americano, encabeçada por Nahuel Moreno, também alertou os limites do projeto de Frente Popular, que apostando nas concertações com a burguesia conduzem a classe a derrotas que podem ser históricas como a chilena.

O regime  civil-militar chileno, com mais de trinta mil mortes confirmadas diferente do  generalato  brasileiro, usou os trabalhadores chilenos de cobaia para o projeto da Escola de Chicago: o  chamado Neoliberalismo.

Eis que surge Paulo Guedes, parte da equipe econômica de Pinochet,que   busca hoje reproduzir este projeto em seu país natal, e falsifica a história dizendo que o neoliberalismo anda de mãos dadas com a democracia. Mas nega que seu projeto de Estado Subsidiário foi imposto pelos caribineros e é uma herança de características fascistas.

É precisamente na “Carta de Lavoro” de Mussolini que  determina que  a intervenção  do  Estado só deve ocorrer quando não  houver interesse de mercado, ou seja, tudo privado e todos privados de tudo. Lá  são  testadas uma série  de políticas que serão  receitadas pelo FMI, Banco Mundial e o Bird para os países periféricos, como as AFPs, sistema Previdência por Capitalização (por aplicação financeira, sem garantia de aposentadoria digna) e o sistema de Educação Privada com “Vouchers” para os mais pobres.

O Chile viveu trinta anos deste projeto de Estado, mesmo após à queda do regime militar em 1990.Nem as Concertações de centro-esquerda reverteram este quadro.  Gerações nasceram e cresceram  diante deste regime democrático formal que manteve o entulho neoliberal. O processo de luta começou com os estudantes secundaristas na “revolta dos pinguins” de 2006, e nas lutas estudantis universitárias de 2011/2012 que questionaram todo o sistema de ensino chileno que opera desde a educação básica até a educação superior sob uma lógica privada. A tragédia social de famílias escolhendo qual  dos irmãos teria à faculdade paga foi um dos combustíveis do processo de luta.

Em 2019, com o  estopim das passagens o  Chile desperta em um levante juvenil, popular e indígena. As bandeiras mapuches tremulavam na Plaza de la Dignidade. Os cabildos, ergueram-se e o poder popular constituinte queria não apenas votar, mas Deliberar. conquistou-se em plena pandemia a Constituinte paritária entre homens e mulheres, com participação indígena e popular e quase 80% reprovou à constituição de Pinochet.

Brasil na Contramão das Lutas da América Latina

O Brasil também derrubou uma ditadura civil-militar de décadas,  com uma força progressiva que conquistou a “constituição cidadã” com a promessa de direitos civis, políticos e sociais a todos e todas. A “Nova República Neoliberal”  ergue-se  também sobre o entulho  militar, que nunca permitiu que vivêssemos uma democracia plena. A  constituição de 1988 foi  seguida de Governos privatistas como Collor e FHC, que fizeram de tudo para não garantir os direitos sociais e submetê-los ao  superávit fiscal e ao  pagamento  religioso  dos juros e amortização  da Dívida Pública.

Realidade que nem os governos de frente popular Lula e Dilma reverteram, pelo  contrário,  aprofundaram a conciliação de classes e a ortodoxia fiscal,com novas reformas como da Previdência. As melhorias nas condições de vida das classes populares ocorreram por um cenário econômico de alta das exportações de commodities, especialmente para a China, que permitiu uma elevação real no salário-mínimo e políticas focalizadas de transferência de renda para a população em extrema pobreza.

Esta condição socioeconômica derreteu com a crise mundial e a cooptação de movimentos sociais e sindicais deseducou a classe trabalhadora a ponto de não  conseguir resistir e defender seus direitos nos anos seguintes. Sofremos até hoje à consequência desta apassivação do  período lulopetista,  com a honrosa exceção de algumas heroicas greves e o levante de junho de 2013, encabeçada pela juventude que bradava por direitos.

Com o desgaste do segundo mandato de Dilma, incapaz de impor a austeridade na velocidade desejada pelos capitalistas, nem segurar as ruas, as elites optaram por apeá-la do poder. O governo ilegítimo de Temer inicia a retomada do projeto neoliberal puro-sangue com a imposição da PEC do Teto e da Reforma Trabalhista. Bolsonaro, desta vez legitimado pelas urnas, retoma o austericídio neoliberal, com a imposição da Reforma da Previdência, inspirada na AFP Chilena,  mas apesar de draconiana não  conseguiu abolir o histórico sistema contributivo-solidário histórico operado pelo INSS.

No  final de 2019, Bolsonaro e Guedes confiantes com a vitória na previdência apresentaram à continuidade do  ajuste fiscal, o Plano Mais Brasil, que não foi adiante devido aos ventos Andinos que sopravam do Chile, Peru,Equador e Bolívia, cujas revoltas populares assustavam o ministério da Economia.

Entramos na nova década  com uma pandemia de proporções globais, que sob o  governo Bolsonaro,  o vírus potencializa-se com o  boicote às medidas preventivas ao  Covid  como a máscara e o isolamento e vacinação,tudo em nome de manter à extração de mais-valia, ou se trabalha e pega o  vírus ou morre de fome. Esta política servil ao  capital levou a quase 500 mil mortes segundo os dados oficiais, que junto aos arroubos autoritários, perdeu apoio de parte da classe dominante, dada sua incapacidade de gestão  do Estado  Burguês na pandemia.

À esquerda tradicional por outro lado, encabeçada por Lula prefere  investir no desgaste do governo e aguardar as eleições de 2022, e não impulsionar a luta nas ruas, assim como este setor desgarrado da burguesia, que está descontente com o governo mas não tem pressa alguma de encerrar este governo. Ciro Gomes e seu PDT disputam com petismo, contudo, tem um programa no fundamental igual ao do PT.

Já em 2021  depois da eleição  comprada a trilhões de reais, Bolsonaro   consegue eleger seus candidatos a Câmara e Senado, que garante pelo  menos em condições normais de temperatura e pressão, uma blindagem contra pedidos de impeachment e à continuidade da agenda de reformas. Logo em seguida é aprovada à autonomia do Banco Central para servir o sistema financeiro e o Plano Mais Brasil é requentado sob o nome de PEC Emergencial(de 2019, antes da pandemia  e nada a ver com auxílio emergencial) que propunha avançar ainda mais contra os serviços públicos e funções sociais de Estado. O cerne do projeto é a criação de um “teto dentro do teto” para abertura de concursos e reajustes salariais para servidores e servidoras, e por pressão dos movimentos sociais foi retirado do projeto a redução de salário de servidores em 25% e a desvinculação do orçamento da educação e da saúde.

O próximo passo é a Reforma Administrativa (pec 32) que também mira-se no  projeto pinochetista de Estado  subsidiário, ou seja, revoga os direitos sociais historicamente conquistados no Brasil e atinge seus operadores; servidores e servidoras públicos. À narrativa do  governo é de combate à privilégios, mas não  atinge à cúpula das carreiras “típicas de Estado” como os militares, juízes e paralamentares. O projeto ameaça a grande maioria dos servidores municipais estaduais e federais que atuam nas funções sociais de Estado como saúde e na educação e mais da metade  destes recebe até 4 salários mínimos. A estabilidade mais que um direitos destes trabalhadores é uma conquista democrática do conjunto do povo de profissionalização e continuidade das políticas de Estado independente de governo, direito ameaçado inclusive dos atuais servidores com a previsão de mecanismos de demissão por “avaliação de desempenho” que mascara à perseguição político-ideológica aos que lutam. E dado à busca pelo Estado subsidiário, esta reforma é mais um passo na destruição  dos direitos sociais,por isso extrapola qualquer visão corporativista.

Aprendamos “con los hermanos”:  29 de maio  dia  de Contra Atacar!

Diante desta conjuntura nacional e  continental, enquanto os planos do Banco  Mundial são derrotados na costa do Pacífico,o Brasil é alvo da reforma neopinochetista. Hora de nos inspirarmos nos hermanos sul americanos. que estão em um novo ciclo de lutas, do Chile à Colombia, os ventos andinos estão derrotando os projetos neoliberais nas ruas e nas urnas, com à preponderância das primeiras.

O Brasil se mostra o polo mais atrasado do  continente e o enfrentamento ao Bolsonarismo e sua agenda genocida e neoliberal, requer assumir a premissa colombiana: se o povo está nas ruas em plena pandemia o  governo é  tão ou mais perigoso que o vírus. No caso do Brasil é um agente potencializador deste e à única forma de superar esta situação é enfrentar ambos ao mesmo tempo. Derrotar Bolsonaro é derrotar à política negacionista e garatir à vacinação universal. Retirar Bolsonaro e Guedes do poder é enterrar a agenda neopinochetista na maior economia da América do Sul.

A experiência chilena nos ensina, que a luta do povo nas ruas e barricadas não só deve impor-se à política institucional e parlamentar, mas também dada a sua magnitude pode se expressar também em vitórias eleitorais que tencionam o regime a esquerda. Sob estas convicções  compreendemos que o Psol deve retomar seu papel independente, radical e anticapitalista e não tornar-se um apêndice da esquerda institucional que não tem nada a oferecer a não ser um passado de crescimento e distribuição precária que não existe mais, porque não se reproduziram nas mesmas condições.

            Inspiremo-nos nos trabalhadores, estudantes e nos movimentos sociais  Chileno, Colombiano, Peruanos,Paraguaios, Bolivianos e demais povos latino-americanos em luta, construamos dia 29 de maio, Povo na Rua e Fora Bolsonaro


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão