O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se solidariza com a luta do povo palestino

Nota do PSOL em solidariedade à luta do povo palestino.

PSOL 11 maio 2021, 19:10

A recente escalada de violência do Estado de Israel contra a população palestina em Jerusalém demonstra mais uma vez a realidade de agressão e segregação praticada pelos sionistas contra habitantes árabes legítimos. Os despejos das famílias de Sheikh Jarrah, bairro árabe de Jerusalém ocupado ilegalmente por Israel, mobilizaram a população em resistência à militarização e ao apartheid promovido pela ocupação israelense.

A escalada de violência gerada pelas tentativas de despejo levaram ao disparo de misseis da Faixa de Gaza que foram respondidos de forma desproporcional pelo exército israelense e causaram 24 mortes, nove crianças entre elas, após uma noite de ataques contra Gaza.

O povo palestino tem sofrido todos os tipos de violências pelas forças da ocupação de Israel, com o aprisionamento injusto de mais de 4500 cidadãos, entre eles menores, mulheres, doentes e prisioneiros que passaram 40 anos na prisão injustamente, diariamente humilhados e torturados pelas forças de segurança

O confisco de terras e as construções de unidades habitacionais ilegais em propriedades palestinas impedem o direito de ir e vir e negam direitos inalienáveis do povo palestino, como o direito de retorno, o direito de auto-determinação, ao exercício da própria religião nos espaços sagrados da cidade de Jerusalém, forçando a judaização do local, demolindo casas e expulsando os residentes palestinos.

Israel sempre foi condenado pelos seus crimes praticados contra os palestinos nos territórios ocupados, e recentemente, o Corte Criminal Internacional decidiu abrir uma investigação de crimes contra Israel no território ocupado em 1967, comprovando o fato de que os palestinos são vítimas de políticas agressivas praticadas pelo exercito de Israel.

Contra esta situação, o Partido Socialismo e Liberdade declara:

1 – Condenamos o confisco de terra dos palestinos para construção de assentamentos de colonos israelenses;

2 – Condenamos as prisões praticadas contra os palestinos que lutam pela Palestina livre e independente;

3 – Condenamos a política de apartheid praticada diariamente contra os palestinos, assim como todos os tipos de violência praticada contra os palestinos seja pelo exercito israelense ou por colonos;

4 – Exigimos paz e estabilidade na região reafirmando o direito de retorno dos palestinos para as suas casas e terras da onde foram expulsos, assim como afirmamos o direito de auto -determinação do povo palestino e a construção de seu estado independente.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão