América Latina: novo ciclo de resistência popular ou novo ciclo progressivo?
Reprodução

América Latina: novo ciclo de resistência popular ou novo ciclo progressivo?

Análise da nova situação do continente.

Guilherme Cieza 28 jun 2021, 14:32

Desde o final da segunda década do século XXI, houve um aumento da resistência popular às políticas neoliberais na América Latina. O triunfo eleitoral de Manuel López Obrador no México e a derrota de Mauricio Macri na Argentina encorajaram alguns analistas internacionais a prever que estas resistências anunciavam um novo ciclo progressivo. As grandes rebeliões populares no Equador e no Chile desgastaram os governantes desses países, Lenin Moreno e Sebastían Piñera.

A medida que a pandemia se espalhava pelo continente, surgia a questão de quais seriam seus efeitos políticos. O coronavírus atingiu nosso continente com particular intensidade devido às altas porcentagens de pessoas infectadas e mortas, mas também devido ao colapso de suas economias e à queda da renda popular.

Contra as previsões de que a epidemia fortaleceria a ala direita e o controle estatal das manifestações populares através da propagação do medo ou da repressão aberta, ocorreram diferentes eventos que merecem ser apontados. As rebeliões populares continuaram com as do Haiti e a bem sucedida Greve Nacional na Colômbia, cujas ações de resistência já duram mais de um mês. Na Bolívia, o MAS recuperou o governo por meios eleitorais, no Chile a direita foi derrotada no referendo e na eleição dos constituintes e no Peru acaba de se realizar o surpreendente triunfo do professor rural Pedro Castillo nas eleições presidenciais.

Neste novo cenário, os três países onde o projeto neoliberal foi apresentado como mais estável, e que formaram a base da chamada “Aliança do Pacífico” durante a primeira década do século 21, foram abalados pela resistência popular. O Grupo de Lima parece ter ficado sem um país modelo, sem uma força de intervenção militar e sem sede.

Que todos esses eventos acabam coagulando no início de um ciclo progressivo é uma possibilidade, mas não é a única. No caso do Equador, por enquanto, os esforços populares não foram sequer suficientes para evitar a continuidade dos governos neoliberais. O banqueiro Guillermo Lasso substituiu o desacreditado Lenin Moreno na presidência. O que vai acontecer no Chile é imprevisível. O protesto popular e os votos da oposição encurralaram por enquanto a ala direita e o “progressismo leve” que foi expresso na Concertación. O povo chileno conseguiu identificar que essas duas forças são co-responsáveis pelos fracassos do neoliberalismo.

A situação no Brasil merece nossa atenção por ser a maior potência econômica e o país mais populoso da América Latina. O que está acontecendo ali não é encorajador. O fato de Bolsonaro ter sido eleito e de ter permanecido no governo por mais de dois anos sem grandes mobilizações da oposição é preocupante. É muito provável que Lula ganhe novamente as eleições em 2022, o que seria um desenvolvimento favorável no tabuleiro de xadrez político regional. Entretanto, é mais provável que um novo mandato do PT seja uma versão ainda mais atenuada e envelhecida do progressivismo moderado que governou aquele país durante 13 anos.

O prognóstico para o Brasil parece ser antecipado pelo que está acontecendo na Argentina, onde o progressista liberal Alberto Fernandez encarna uma versão moderada das políticas executadas pelo casal Kirchner durante uma década. O governo da Frente de Todos, que foi perseguido pela ala direita desde o primeiro dia no cargo, não foi descarrilado pela epidemia, e pôde obter alguns ganhos, em particular por seu progresso na campanha de vacinação. A queda abrupta da renda popular produzida nos quatro anos do Macrismo não foi interrompida pelo atual governo, que pode pelo menos culpá-lo pelas pandemias e pela queda da atividade econômica.

Esta justificativa sobre o ajuste de renda, o reconhecimento de alguns avanços em termos de direitos como a lei do aborto, o caráter criminoso que a política de direita assumiu em torno da epidemia, e o fato de o governo controlar as principais centrais sindicais e movimentos sociais territoriais impediram, por enquanto, que grandes protestos populares fossem gerados. É evidente que o governo, assim como a oposição de direita, estão tentando construir uma agenda política de debate que evite questões estratégicas como o controle e administração da hidrovia do Paraná (portos, hidrovias), o modelo produtivo, a distribuição da riqueza, a reforma constitucional, etc. Uma vez acordada a agenda, promove-se a clivagem entre “progressistas” e “conservadores”.

Neste novo cenário, é necessário mencionar o que aconteceu nos últimos anos nos países que se propuseram a ir além dos projetos progressivos. Países como Cuba e Venezuela pagaram por seu desafio com a ação coordenada das grandes potências capitalistas ocidentais, que os submeteram a sanções econômicas, algumas delas com precisão cirúrgica, para colapsar suas economias e matar de fome seu povo.

O primeiro mérito a destacar destas experiências sociais de transformação em escala nacional é que, vivendo tempos muito adversos, como a onda neoliberal que varreu todos os governos progressistas da região, conseguiram evitar que os poderes políticos institucionais caíssem nas mãos da direita. A Venezuela perdeu o controle de sua Assembleia Nacional por cinco anos, mas foi capaz de recuperá-la. Em ambos os casos, manter a sobrevivência significava fazer concessões nas arenas política e econômica. No entanto, o que em Cuba tem sido uma retirada ordeira, com explicações claras para a população sobre a necessidade de fazer alguns sacrifícios ou tomar decisões que em tempos melhores não assumiriam, na Venezuela não tem acontecido da mesma forma. O governo de Maduro retrocedeu de forma descuidada, às vezes sem explicações claras para a população e silenciando as vozes de dentro do Chavismo que denunciaram a situação ou propuseram alternativas.

A situação de emergência é comum a ambos os projetos, mas as respostas estão sendo ensaiadas a partir de diferentes estruturas. Em Cuba, o partido governante é mais sólido, a liderança é mais experiente e, após 50 anos de revolução, conseguiram construir uma matriz econômica que os torna menos vulneráveis ao bloqueio e às sanções econômicas. Na Venezuela eles enfrentaram a situação de ficar sem moeda estrangeira para exportação, porque o bloqueio interrompeu o fornecimento de insumos necessários e parou as vendas externas de petróleo, apelando para diferentes manobras econômicas, algumas delas de natureza claramente neoliberal. Em um país submetido a uma ameaça permanente de invasão, a dependência do setor militar aumenta e as lacunas de informação são legalizadas, o que facilita os atos de corrupção. O PSUV continua a demonstrar eficiência como máquina eleitoral e de atenção social, mas tem se mostrado impotente para exercer uma direção política do processo, orientando e controlando aqueles que assumem funções governamentais. Entretanto, e além dos fatos acima mencionados que prejudicam a institucionalidade, é necessário assinalar que o povo venezuelano, mesmo naqueles que se retiram da política, mantém reservas revolucionárias. Esta é a aplicação da razão pela qual a maioria da população, que viu sua renda cair drasticamente e que vê a prestação de serviços públicos básicos afetada, continua a resistir e continua a se opor à um retorno da direita.

Como fatos simbólicos que ilustram as diferenças entre os processos mencionados, hoje Cuba enfrenta a epidemia com cinco propostas de vacinação e será um dos primeiros países da América Latina a vacinar toda a sua população. A Venezuela não só não produz vacinas, mas a aquisição delas foi adiada por causa do bloqueio, que não cede nem mesmo diante da pandemia. A última notícia é que os bancos suíços bloquearam fundos destinados ao pagamento de vacinas do fundo Covax para aquele país. Mesmo assim, e graças ao desenvolvimento da medicina preventiva nos bairros populares e à disciplina da população, a Venezuela é um dos países menos afetados no continente em termos de pessoas infectadas e mortes.

Tentando sintetizar o que está acontecendo em Nossa América, podemos concluir que o certo é que há um aumento das lutas populares e que há um recuo dos governos e das políticas neoliberais. Quem ocupará este vácuo será definido pelos povos. Em alguns casos, propostas progressistas conhecidas serão recicladas com versões mais conservadoras; em outros, as possibilidades de superar os limites do progressivismo se abrirão. Os processos mais perturbadores, gravemente atingidos pela ofensiva neoliberal da última década, terão no novo contexto mais oxigênio para se redirecionar e menos justificativas se quiserem abandonar o curso original. Novas surpresas podem aparecer, como Pedro Castillo no Peru, que para alguns encarnará o ideal mariateguista e para outros levará a uma nova frustração como a do governo de Ollanta Humala.

É difícil fazer previsões, mas certamente virão tempos melhores em Nossa América. Finalmente, é preciso notar o que os marinheiros sabem bem. Ventos favoráveis são apenas isso, melhores condições climáticas para seguir em frente. A construção de uma vela para aproveitá-las é responsabilidade de cada tripulação.

La Plata, 13 de junho de 2021.

Artigo originalmente publicado em ContraHegemonia. Reprodução da tradução realizada pela Fundação Lauro Campos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão