Firme para a esquerda, Pedro Castillo

Texto do dia 26 de abril sobre a eleição peruana. Atualmente, com a vantagem satisfatória de Pedro Castillo para o segundo turno da eleição, a direita peruana e internacional está apavorada.

Tito Prado 6 jun 2021, 15:27

Todas as pesquisas (IPSOS, DATUM, CPI) encontram Pedro Castillo confortavelmente à frente. O mais recente, do IEP, estende a vantagem sobre a Sra. K para 20 pontos. O triunfo do professor parece certo, e é por isso que a ala direita está entrando em pânico e reage tentando assustar as pessoas com o espectro do comunismo e da Venezuela ao virar da esquina. Mas essa tática não está funcionando, pelo contrário.

O terruqueo* está desgastado, não é mais útil. Então ensaiam duas linhas de ataque. Uma é olhar para as Forças Armadas como um último recurso para impedir que uma candidatura estranha a seus interesses chegue ao governo. Nessa direção, apontam para as declarações de ex-oficiais militares – um deles das fileiras da Renovación Popular – que pedem a seus colegas das Forças Armadas que estejam atentos ao perigo do marxismo que se impõe no Peru. Alguns personagens, como Raúl Diez Canseco da Acción Popular, o Almirante Montoya e o próprio López Aliaga, também da RP, fazem parte desta reação histérica e gritam em uníssono histérico, dizendo ameaçadoramente que “de jeito nenhum” deixarão Castillo passar. É evidente que, para estes setores pró-fascistas, a democracia é funcional para seus interesses. Eles a usam quando lhes serve e a descartam, em nome da democracia, quando ela se interpõe no seu caminho.

Outra linha de ataque é chamar Pedro para a moderação, para ir para o centro. É isso que Hernando de Soto está tentando fazer, e ele sustenta que as últimas declarações de Pedro Castillo vão nessa direção.  Ele se refere, sem dúvida, às expressões pouco claras de Castillo a respeito da economia e governabilidade que abririam uma busca de acordos “para o bem do país”. Esta tática já funcionou para eles com Ollanta e eles não vão parar de usá-la para tentar dobrar Castillo e submetê-lo aos seus interesses. O professor não precisa dos favores da direita, basta-lhe manter o radicalismo do primeiro turno, acrescentando exigências e preocupações dos setores médios, como a questão da corrupção, que deve ser uma coluna forte neste segundo turno.

Talvez alguns setores da esquerda, sempre desconfiados da força e da vontade do povo, sejam a favor desta tática de ir ao centro e buscar acordos. Eles já o fizeram com o Humala, porque Humala não foi sozinho. Uma equipe inteira de técnicos e profissionais de alto nível, liderada por Salomón Lerner, preparou o Mapa de Rota para ele. Hoje, esses mesmos setores são tentados ao voto viciado, o que os tornaria responsáveis por um eventual triunfo da Sra. K. Mas há aqueles entre eles que apostam que Pedro vai romper com Cerrón e se voltar para o centro em busca de um acordo com os grandes empresários. Eles não hesitarão em entrar no vagão se isso acontecer.

Pedro Castillo não precisa abandonar o radicalismo que o levou onde ele está. Basta que ele permaneça assim, fiel a sua condição de professor e rondero provincial. O acordo necessário não é com a direita, mas com o povo e suas organizações políticas e sociais. A criação dos Comandos Unitários em cada território é uma tarefa da primeira ordem. O Nuevo Perú já emitiu uma declaração de apoio à sua candidatura neste segundo turno. É necessário dar lugar a um acordo institucional que se estenda a outras forças. Não só é necessário garantir o voto, mas também cuidar dele nas urnas eleitorais. Para isso, é necessária uma política de frente unida em torno dos pontos fundamentais do programa que são comuns a todos nós. Referendo para uma nova Constituição, nacionalização de nossos recursos estratégicos começando com o gás, revisão e anulação dos TLCs prejudiciais ao interesse nacional, saúde, educação e moradia como direitos não habitacionais, entre outras propostas são o patrimônio de todo um país farto de mais do mesmo e buscando uma mudança fundamental.

Castillo hoje representa essa mudança a todo o povo peruano, aí reside a força de sua candidatura. Cabe a nós estarmos vigilantes para que não haja interrupções ao longo do caminho.

*Terruqueo é uma prática política e social utilizada pelos setores conservadores e pela direita peruana em geral, que consiste em atribuir a algum adversário de esquerda as conotações de um comportamento ou ideias terroristas, a fim de invalidar seu discurso.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão