Acampamento Miriam Farias é referência na resistência por Reforma Agrária
Fotos: Mussum - Presidente do PSOL de Mirante, São Paulo

Acampamento Miriam Farias é referência na resistência por Reforma Agrária

O acampamento Miriam Farias, coordenado pela Frente Nacional de Luta (FNL), segue recebendo novas famílias no Pontal de Paranapanema, em São Paulo. Com mais de 900 famílias cadastradas, o movimento enfrenta também na Justiça a ameaça de reintegração de posse do estado, mesmo ocupando um território público.

Nathália Bittencurt 5 jul 2021, 14:45

Resistência para garantir o uso social das terras públicas

                       A FNL ocupou a área, no município de Sandovalina, em 12 de junho. A região foi considerada pública pelo judiciário, no entanto, há uma ação de reintegração de posse movida para expulsar as famílias do local, alegando que a região pertence à uma pessoa física. Essa ação judicial é baseada num registro de matrícula antigo, já obsoleto, o que confundiu a Justiça local ao avaliar a necessidade de realizar ou não a reintegração de posse. A partir do questionamento da FNL, via contestação judicial, está se demonstrando o caráter público das terras, e a devastação do solo que foi provocada anteriormente pelos supostos donos da área, o que caracteriza também crime ambiental.

            É comum, na maioria das decisões judiciais, orientar que a transferência das comunidades que ocupam as terras seja feita para proporcionar um novo local “digno” para as pessoas. O coordenador da FNL, Zé Rainha, afirma que não quer nada menos do que dignidade e respeito para as quase mil famílias que ocupam as áreas vazias do Pontal de Paranapanema.

– “O que é digno? Nossas famílias estão desempregadas, não têm onde morar. Para nós vai ser bom o dia em que esse direito for cumprido. Um novo lugar digno, com casa, trabalho e conforto. O povo do campo não merece nada menos do que isso” – disse Zé Rainha.

Luta pela reforma agrária segue com novas mobilizações no segundo semestre

            Ocupações como essa, no Pontal do Paranapanema, são alguns exemplos de auto organização e combatividade liderados pela Frente Nacional de Luta. Enquanto houver latifúndios sem função social, vazios e completamente abandonados, será urgente lutar pela reforma agrária brasileira. A FNL pretende fortalecer o acampamento Miriam Farias, e ampliar a organização e mobilização no 14º perímetro de Teodoro Sampaio, na região de Euclides da Cunha Paulista e Rosana, onde há mais de 80 mil hectares de terras reconhecidas como públicas. Ainda no mês de julho, novos atos políticos serão articulados nacionalmente.

Foto: Mussum (Presidente do PSOL de Mirante/São Paulo)
Foto: Mussum (Presidente do PSOL de Mirante/São Paulo)

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão