Adelante Andalucía está se refundando para ser a terceira onda do andaluzismo
Reprodução

Adelante Andalucía está se refundando para ser a terceira onda do andaluzismo

Da política espanhola.

Javier Arroyo 5 jul 2021, 20:00

Alguns anos após o fim das marés no norte da Espanha, surgiu no sul um partido que quer ser a terceira onda do andaluzismo. Adelante Andalucía, o partido liderado por Teresa Rodríguez, quer se tornar aquela terceira onda depois de, como romperam na assembleia fundadora, a de Blas Infante e o andaluzismo da transição. Adelante Andalucía celebrou neste sábado sua assembleia constituinte, ou “de refundação”, como o prefeito de Cádiz e membro do novo partido, José María González Kichi, a chamou. Em Granada, com a Alhambra ao fundo e em um dos lugares mais flamencos da cidade, o salão La Chumbera em Sacromonte, Adelante Andalucía se constitui como uma organização de “liberdade e dignidade para Andaluzia”, disse Teresa Rodríguez. Rodríguez, deputada andaluz não associada e membro de Anticapitalistas Andaluzes, foi eleita porta-voz do partido com o apoio de 97% dos participantes.

“Viva Andaluzia libre” tem sido uma das frases mais repetidas em um dia que começou especialmente alegre, otimista, cantando e, acima de tudo, reivindicativo. Com um “hoje entramos na ofensiva” Kichi iniciou a assembleia. “Estamos entrando em quatro organizações – para Primavera Andaluza, Izquierda Andalucista, Defensora Andalucía e Anticapitalistas Andalucía – e saí só uma, e somos a esperança, a alegria e o futuro”, disse o prefeito de Cádiz em um evento realizado em Granada para enviara mensagem ao leste da Andaluzia em busca de mais enraizamento. Após os discursos iniciais, o dia foi dedicado ao debate dos documentos fundadores, um político e um organizacional, que se unem especialmente outros dois, um sobre feminismo e um segundo sobre ambientalismo. A assembleia concluiu com a votação da direção que, segundo fontes da Adelante Andalucía, foi acordada para que haja uma lista única que inclua as quatro organizações que compõem o novo partido e os independentes. Esta direção é liderada por Teresa Rodriguez, cuja posição é a de porta-voz da formação, fugindo dos nomes habituais de secretaria geral ou outros.

Em seu discurso matinal, Teresa Rodriguez lembrou que “a liberdade exercida pelo povo é chamada de soberania e se a pobreza é nossa condenação, a soberania será nossa anistia”. Rodriguez está farta dos “pactos de elites, sejam elas madrilenas, catalãs ou bascas, que colocam na mesa condições que atrasam nosso direito a ter um futuro”. A nova porta-voz disse que “depois desta nova assembleia, finalmente não temos que pedir permissão a ninguém para ser autônomos e fazer nossas exigências legítimas”.

As diferentes intervenções na assembleia fundadora insistiram na necessidade de uma Andaluzia “emancipada”, “livre”, “que não desista e que tome as rédeas de seu futuro”, “soberanista, porque a centralização do sistema autônomo que estamos vivendo não é mais válida e temos que lutar por um estado plurinacional com mais federalismo”, “sem patrões em Madri”. “Ao fascismo”, disse Antuan Vargas, da Izquierda Andalucista, “nem um pio”. Vargas se referiu à “Andaluzia que ainda tem uma situação que é quase a mesma de 1978, na qual a diferença de desigualdade é igualmente profunda e na qual o esforço dos andaluzes não se reverte em uma melhoria das condições de vida”.

Chegar a esta assembleia constituinte levou quase dois anos e um esforço final, explicou Rodriguez, seis meses de debate que envolveu a participação de milhares de andaluzes. Ángela Aguilera, deputada andaluz de Anticapitalistas, explicou a distância da nova formação em relação aos outros partidos: “Não nascemos para ser uma filial de nenhum partido em Madri, nem uma subsidiária do PSOE”. Em seu discurso, Aguilera ficou emocionado e emocionou a plateia quando disse, referindo-se ao ato fundador: “Nós invocamos e prometemos lealdade ao povo andaluz”.

Artigo originalmente publicado em El País. Reprodução da tradução realizada pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!