Duque e o discurso público de um genocida
Reprodução

Duque e o discurso público de um genocida

O presidente genocida colombiano Ivan Duque, saiu em discurso, após o suposto “ataque” que lhe foi feito, dizendo que ele “condena a violência”.

2 jul 2021, 15:53

O presidente genocida colombiano Ivan Duque, saiu em discurso, após o suposto “ataque” que lhe foi feito, dizendo que ele “condena a violência”… Ah, mas não a violência estatal que arrebenta as cabeças dos jovens manifestantes… Não aquela, é claro. A pior violência, aquela que assassina o povo dia após dia, ele nem sequer lhe dá nome, já que é o próprio Estado que a pratica. São uns cínicos.

E o açougueiro Duque também disse que “estamos lutando contra o narcotráfico”… E ali não se sabia se chorar ou rir ao ouvi-lo, já que os maiores narcotraficantes da Colômbia estão inseridos no próprio Estado e fazem parte da burguesia local e transnacional que o regime serve.

Então ele também disse que foi graças às “características” do helicóptero que supostamente “ele não perdeu sua vida”. Lembra-se do preço de um bilhão de dólares do famoso helicóptero? Bem, eles já estão procurando comprar outro e fazer outro macro negócio de superfaturamento e forrar seus bolsos com dinheiro de impostos… Ah, mas “não há dinheiro para educação e saúde”, dizem eles.

Para este regime existe uma constante: assassinar o povo e mentir? organizar a teatralidade da mídia para se fazer de vítima, quando na realidade o Estado colombiano é o maior estado genocida do continente. Assassinato e mentira, a fim de continuar explorando e roubando.

E AGORA NO ÁPICE DA FALTA DE COLISÃO E DO CINISMO:

Os meios de desinformação colombianos saem para dizer que a polícia colombiana teria encontrado no local de onde dizem ter disparado o helicóptero, alguns fuzis abandonados, um deles “com marcas das Forças Armadas da Venezuela”… Só faltou dizer que Maduro tinha esquecido seu passaporte também entre o matagal. Eles nos tomam a todos por tolos. Ninguém abandona um rifle como alguém que perde uma moeda de seu bolso. Apesar do absurdo da história do fuzil, esta fábula já está sendo repetida por todos os meios de alienação, colombianos e internacionais. A cumplicidade com o regime colombiano é assustadora. Pode perpetrar um extermínio contra milhares de manifestantes e conta com a cumplicidade internacional, já que é um regime totalmente funcional ao saque transnacional da Colômbia, e facilita esse saque capitalista precisamente através do extermínio. Pode inventar as fábulas mais extravagantes, que são desavergonhadamente ecoadas pelo mais ultrajante insulto à verdade e à inteligência.

O regime colombiano, sempre tão enganador e criminoso, fazendo suas montagens e atentados falsos para tentar encobrir os mais de 86 assassinatos de manifestantes perpetrados pela polícia colombiana, as centenas de pessoas desaparecidas pelas forças repressivas do Estado colombiano, os milhares de violações dos direitos humanos que o Estado colombiano genocida cometeu e continua a cometer todos os dias.

Nota: Seria a maior comédia imaginável, se não fosse o genocídio perpetrado pelo Estado colombiano contra o povo.

Artigo originalmente publicado em Resumen Latinoamericano. Reprodução da tradução realizada pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão