Marcha, marcha e o povo não se cansa… Milhares retomam as praças e ruas de Lima e das regiões
Reprodução

Marcha, marcha e o povo não se cansa… Milhares retomam as praças e ruas de Lima e das regiões

O povo se mobilizou nacionalmente no Peru.

Jorge Escalante 2 jul 2021, 15:48

Mais uma vez, os donos da rua; o povo se mobilizou nacionalmente exigindo deter este circo da Sra. Korrupcion e que a JNE proclame Pedro Castillo como presidente, em Lima a marcha foi muito mais massiva do que a anterior.

O “Nuevo Perú” também fez parte das mobilizações no interior e em Lima teve uma grande coluna de militantes com muita garra e compromisso. A máfia fujimorista continua usando seus truques antidemocráticos e golpistas para lançar as eleições do segundo turno, um deles foi a tentativa de fazer renunciar Luis Arce, membro do plenário da JNE e ligado ao fujimorismo e aos “colarinhos brancos” desta forma deixando sem quorum o plenário que tem apenas 5 membros. Certamente Keiko e sua gangue tentarão continuar adiando até 28 de julho sem um presidente, aprofundando assim a crise nas alturas.

Acreditamos que chegou a hora de endurecer as medidas, uma greve de 24 horas está sendo proposta, seria ideal e seria uma medida vigorosa, mas se a greve for convocada e não estiver verdadeiramente garantida, enfraquece a luta, e a única maneira é realizar assembleias de base em todos os setores e nacionalmente dessa forma para conquistar as bases para que a greve tenha apoio e seja garantida, mas se for convocada apenas de cima; desde os dirigentes sindicais seria uma greve sem convicção. Outra medida é cortar estradas, avenidas principais, os trabalhadores agro-exportadores e os transportadores o fizeram e foi uma medida forte com muita pressão.

Mas a questão é ir a medidas mais contundentes para que de uma vez por todas se reconheça a vitória popular do povo que elegeu o professor como presidente. Por outro lado, foi formada a “Frente Nacional pela democracia e governabilidade”, é uma Coordenação que reúne diferentes setores; ronderos, professores, organizações sociais, partidos de esquerda, e por enquanto coordena e centraliza as ações, outra grande tarefa é fortalecer esta frente e estendê-la a nível nacional e que diferentes setores se juntem a ela.

#NoAlGolpeFujimorista

#FrenteUnicoParaLuchar


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 17 jan 2025

Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir

O acordo que põe fim ao ataque sionista contra a Faixa de Gaza é uma vitória que deve aprofundar a solidariedade à luta palestina
Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi