Marcha, marcha e o povo não se cansa… Milhares retomam as praças e ruas de Lima e das regiões
Reprodução

Marcha, marcha e o povo não se cansa… Milhares retomam as praças e ruas de Lima e das regiões

O povo se mobilizou nacionalmente no Peru.

Jorge Escalante 2 jul 2021, 15:48

Mais uma vez, os donos da rua; o povo se mobilizou nacionalmente exigindo deter este circo da Sra. Korrupcion e que a JNE proclame Pedro Castillo como presidente, em Lima a marcha foi muito mais massiva do que a anterior.

O “Nuevo Perú” também fez parte das mobilizações no interior e em Lima teve uma grande coluna de militantes com muita garra e compromisso. A máfia fujimorista continua usando seus truques antidemocráticos e golpistas para lançar as eleições do segundo turno, um deles foi a tentativa de fazer renunciar Luis Arce, membro do plenário da JNE e ligado ao fujimorismo e aos “colarinhos brancos” desta forma deixando sem quorum o plenário que tem apenas 5 membros. Certamente Keiko e sua gangue tentarão continuar adiando até 28 de julho sem um presidente, aprofundando assim a crise nas alturas.

Acreditamos que chegou a hora de endurecer as medidas, uma greve de 24 horas está sendo proposta, seria ideal e seria uma medida vigorosa, mas se a greve for convocada e não estiver verdadeiramente garantida, enfraquece a luta, e a única maneira é realizar assembleias de base em todos os setores e nacionalmente dessa forma para conquistar as bases para que a greve tenha apoio e seja garantida, mas se for convocada apenas de cima; desde os dirigentes sindicais seria uma greve sem convicção. Outra medida é cortar estradas, avenidas principais, os trabalhadores agro-exportadores e os transportadores o fizeram e foi uma medida forte com muita pressão.

Mas a questão é ir a medidas mais contundentes para que de uma vez por todas se reconheça a vitória popular do povo que elegeu o professor como presidente. Por outro lado, foi formada a “Frente Nacional pela democracia e governabilidade”, é uma Coordenação que reúne diferentes setores; ronderos, professores, organizações sociais, partidos de esquerda, e por enquanto coordena e centraliza as ações, outra grande tarefa é fortalecer esta frente e estendê-la a nível nacional e que diferentes setores se juntem a ela.

#NoAlGolpeFujimorista

#FrenteUnicoParaLuchar


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão