Às ruas no 7 de Setembro: golpistas não passarão!

Às ruas no 7 de Setembro: golpistas não passarão!

É hora de massificar o chamado às ruas para o ato de 7 de setembro, o único caminho para defender as liberdades democráticas das provocações golpistas e para transformar a indignação popular em ação!

Secretariado Nacional do MES 25 ago 2021, 19:41

No próximo dia 7 de setembro, a extrema-direita irá às ruas em defesa do governo e de sua pauta golpista, querendo alentar aventuras com a agitação acerca do voto impresso. Tensionam em grupos de whatsapp, repercutindo falas como a de um comandante da PM de São Paulo, escalando ainda mais a linha do governo. Sergio Reis, evocando aos grandes latifundiários da soja no Centro-Oeste, chegou a afirmar que deveriam “quebrar as vidraças do STF”, num claro gesto de provocação.

Contudo, a oposição também convoca grandes manifestações contra o governo, seus planos e pelo “Fora, Bolsonaro”. Um cenário onde se medirão forças.

Motivos para a população ir às ruas não faltam. A inflação alcançou os maiores índices em muitos anos, jogando para cima o preço dos alimentos, dos aluguéis e dos combustíveis. O desemprego leva milhões de trabalhadores ao desespero, com o retorno à linha da pobreza, à fome e, nos casos extremos, à mendicância nos grandes centros urbanos. A crise energética é iminente. A conta de luz não pára de subir. O governo votou a destruição dos Correios como empresa pública e quer aprovar em breve a reforma administrativa que penaliza os servidores públicos de todas as esferas.

Esse cenário conforma a necessidade de massificar o chamado às ruas para o ato de 7 de setembro. As direções majoritárias devem mudar sua política de passividade e convocar com toda a força a resposta das ruas. Este é o único caminho para transformar a indignação com a piora das condições de vida em ação. Também é o único caminho para defender as liberdades democráticas das provocações golpistas. A militância do MES e do PSOL em todo país deve priorizar a construção das manifestações de 7 de setembro e mobilizar ao máximo para este dia decisivo, atuando em conjunto com as forças da iniciativa Povo na Rua, da Campanha Fora, Bolsonaro e de todos os setores da oposição que queiram ir às ruas, com unidade, amplitude e combatividade.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi