RJ e o fim dos serviços públicos: o regime de recuperação fiscal de Bolsonaro e Cláudio Castro

Não há nada de positivo no acordo que o Rio está celebrando com a União.

Felipe Duque e Renata Gama 30 set 2021, 16:29

O ano de 2017 foi trágico para o Estado do Rio de Janeiro. Era a ressaca dos gastos exorbitantes com os megaeventos (Copa em 2014 e Olimpíadas em 2016) e a maquiagem estética na capital que promoveram diversos desalojamentos forçados de moradores em zonas como a Vila Autódromo e do Centro. A cidade ainda veria o templo do futebol, símbolo da popularidade, Maracanã, se transformar numa arena excludente e sem alma ante as deformações da cidade. Alguém precisava pagar essa conta e não seria a turma do “andar de cima”, mas sim, os trabalhadores, em destaque os serviços públicos.

Nos anos seguintes, o Estado executaria um recorde. Foram seis governadores afastados ou presos em quatro anos e ataques aos direitos do funcionalismo público. Diante de toda a mobilização dos trabalhadores em torno do Palácio Tiradentes (então sede da ALERJ), preparou-se uma estrutura de blindagem de dar inveja aos filmes de ação hollywoodianos. Com policiais despejando bombas e balas de borracha contra os trabalhadores, até mesmo das sacadas de igrejas, os deputados davam a “canetada” aprovando medidas de austeridades, disfarçadas de Regime de recuperação fiscal, ditadas pelo governador posteriormente preso: Pezão. Os desdobramentos foram: congelamento salarial (fez sete anos em 2021) e a vanguarda do aumento da alíquota previdenciária já em 2017 (de 11% para 14%). Seria incorporado também a entrega de vários ativos como a recém-leiloada CEDAE.

Vencendo os 3 anos de vigência do Regime de Recuperação Fiscal em 2021, o balanço desse período foi uma dívida ainda maior com a união. E agora, com a dívida mais que dobrada, a solução apontada pra sanar esse problema “fiscal”, tem sido novamente a implementação do regime de recuperação fiscal, que já se provou falho e ineficaz. Porém, o regime que o governo de Bolsonaro e Paulo Guedes quer implementar nos estados, tendo o Rio como balão de ensaio, com a anuência do governador Cláudio Castro, é uma medida ainda mais cruel que o primeiro. Ele inclui a extinção dos triênios, que é um mecanismo mínimo de alívio financeiro aos servidores e mudanças nas progressões de carreiras dos servidores, extinguindo qualquer mecanismo de progressão e promoção que tenha como único elemento a contagem de tempo. Além disso, apresenta uma medida de taxação dos aposentados que ganham abaixo do teto do INSS, afetando os mais pobres, no momento que eles mais precisam, que é na sua velhice.

Apesar das legislações federais do regime de recuperação fiscal serem nefastas, o governador Cláudio Castro conseguiu ser ainda mais maléfico, mostrando que esse governo estadual se aproveita desse momento para passar uma reforma administrativa e previdenciária. As medidas propõem o congelamento dos planos de carreiras que possuem dispositivos exclusivamente temporais, legitimando as centenas de planos de carreiras congelados no ERJ. Não prevê a realização de concursos públicos por vacância, ou seja, vai dar margem para instituições no estilo das OSS, que estão envolvidas em vários esquemas de corrupção, e também para terceirizações, contratações, indicações e nepotismo, com cargos públicos sendo ocupados por quadros não técnicos, além de possibilitar a demissão ao bel prazer dos governos. Dentro do contexto da previdência, o governo de Castro quer reduzir as aposentadorias daqueles que ainda irão se aposentar, em até 20 %, ao mudar as regras dos cálculos das médias das contribuições, ao considerar não mais os 80% dos salários mais altos, mas sim 100% da média aritmética de todos os salários (incluindo os mais baixos). Ademais, esse novo regime legitima a continuidade do endividamento do Estado do Rio de Janeiro e congela os investimentos.            

Não há nada de positivo nesse acordo que o Rio está celebrando com a união, tendo como moeda de troca os servidores públicos do estado que estão com uma perda salarial que beira e, em alguns casos ultrapassa, os 63%. A precarização dos funcionários públicos nos últimos anos, muito por conta do primeiro Regime implementado, tem provocado pedidos de exoneração. Essa dívida do estado do Rio com a união é impagável e serve como um mecanismo de agiotagem e perda de autonomia. O debate sobre esse regime precisa ganhar mentes e corações, inclusive a população em geral, em sua maioria na classe trabalhadora, que é aquela que mais sofre com o sucateamento expressivo dos serviços. Nesse sentido, o novo Regime de Recuperação Fiscal será ainda mais danoso para o Estado e precisamos nos mobilizar contra ele. Dia 5 começarão as votações e precisamos estar todos e todas na Alerj pressionando os deputados.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão