Só as ruas podem derrotar o golpismo de Bolsonaro

Só as ruas podem derrotar o golpismo de Bolsonaro

É preciso construir ampla unidade de ação para colocar milhões nas ruas no dia 2 de outubro, atraindo a maioria social que rejeita o governo.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 17 set 2021, 20:24

Nas últimas semanas, as crises social, econômica e política aceleraram-se com os atos de 7 de setembro, a ação dos caminhoneiros, a carta de Bolsonaro e o chamado da burguesia liberal à manifestação do dia 12, levando a um debate intenso em curso no país. A manifestação do dia 7, ainda que tenha ficado longe das expectativas de Bolsonaro, foi uma demonstração de que existe um setor minoritário, mas radicalizado, que está disposto a defender uma saída golpista nas ruas. A expressão de força mais considerável, contudo, apresentou-se no movimento dos caminhoneiros no dia seguinte, atuando como tropa de choque mais radicalizada do bolsonarismo.

O ato do dia 12, convocado pelo MBL, ainda que tenha servido para expor um claro deslocamento no andar de cima – com Doria, Leite e outros passando a manifestar-se pelo impeachment – revelou a fraqueza de convocatória desses setores, o que mostra a dificuldade da chamada “terceira via” e revela, também, poucas condições para que a burguesia liberal anti-Bolsonaro possa impor uma derrota nas ruas contra o plano bolsonarista.

A força acumulada pela unidade entre a esquerda e a centro-esquerda nas manifestações pelo “Fora, Bolsonaro”, em quatro grandes marchas nacionais, foi depreciada pela paralisia das direções, subordinadas à estratégia eleitoral de Lula. As manifestações da esquerda no dia 7 foram mal preparadas e ficaram aquém das jornadas anteriores de luta, a despeito da coragem de quem fomos para as ruas e convocamos sem medo os atos que serviram de contraponto à extrema-direita.

Diante de um cenário tão complexo, amplia-se o desgaste do governo, já verificado anteriormente. De acordo com a última pesquisa Datafolha, a rejeição a Bolsonaro alcança 53% dos entrevistados. A inflação dispara e as condições de vida do povo pioram. É preciso senso de urgência. Neste editorial, apontamos algumas tarefas imediatas para construir a força social necessária para derrubar Bolsonaro.

Aproximações sucessivas

As manifestações do dia 7 e a mobilização dos caminhoneiros são parte de uma estratégia que se pode definir como de “aproximações sucessivas”. A carta redigida por Temer e assinada por Bolsonaro também pode ser vista como parte dessa estratégia, uma combinação de jargão militar com cálculos que orientam o conjunto das iniciativas de Bolsonaro.

Essa estratégia foi também descrita num discurso de Mourão, ainda em 2019, numa reunião com maçons em Brasília. Basicamente, significa avançar em direção a um objetivo, recuar e assentar posição intermediária entre o ponto de partida e o objetivo manifesto. É assim que age Bolsonaro, dando dois passos adiante e um atrás, organizando sua base sem perder o discurso e o horizonte golpista.

Bolsonaro tem como objetivo final liquidar fisicamente o movimento operário e as organizações dos trabalhadores. Neste momento, suas baterias estão voltadas com toda força contra as instituições do regime democrático liberal, particularmente contra o STF, como forma de ampliar sua margem de ação. No entanto, o despreparo de Bolsonaro e de seu entorno são visíveis a olho nu, o que dificulta o sucesso de sua estratégia golpista, ao mesmo tempo em que as várias crises ampliam o isolamento do bolsonarismo na superestrutura e a ruptura de setores de massas com o governo.

A diferença entre unidade de ação e frente única

Bolsonaro quer dar um golpe, o que está de acordo com sua trajetória e com sua associação ideológica e política com a corrente fascista que expressa os porões da ditadura militar, que teve no torturador Brilhante Ustra e no golpista Sylvio Frota expressões importantes. Bolsonaro já deixou claro que busca levar a esquerda ao exílio ou à “ponta da praia”. Por tudo isso, sua ação não pode ser subestimada. O fascismo precisa ser esmagado.

Por isso, nós defendemos uma política de unidade de ação para enfrentar o golpismo bolsonarista. A unidade deve ser pontual, na ação, com quaisquer forças decididas a enfrentar o golpismo bolsonarista e a derrubar seu governo da morte. A construção da frente única, por sua vez, exige um compromisso programático mais sólido e um acordo mais permanente. Em ambos os casos, a condição de nossa participação é a possibilidade de ação independente e de disputa da direção. Outra coisa, diferente, é uma frente eleitoral, como a que propõe Lula, para governar com setores da burguesia e dos partidos tradicionais, acenando para grandes empresários como Josué Alencar e Luiza Trajano. Essa política deve ser rechaçada e não podemos compor projetos de governos de conciliação de classes.

A forja da unidade de ação deve ser feita disputando a orientação para uma linha distinta do lulismo, que não se joga na prática pelo impeachment por seus cálculos eleitorais e pela preferência por enfrentar Bolsonaro em 2022. A unidade de ação, para levar a maioria social às ruas, é a tática privilegiada para o período.

Preparar o enfrentamento

Por tudo isso, os próximos passos da luta pelo “Fora, Bolsonaro” são decisivos. É preciso construir ampla unidade de ação para colocar milhões nas ruas no dia 2 de outubro, atraindo a maioria social que rejeita o governo e construindo uma agenda que toque nos temas mais sensíveis para amplas camadas do povo. Isso significa falar da crise hídrica, do preço da gasolina e da luz; falar do combate ao desemprego e à fome. A mobilização deve apoiar-se também na luta dos servidores públicos contra a PEC 32. Ou seja, uma pauta da maioria social.

Ao mesmo tempo, é preciso ativar as reservas da juventude, vanguarda da mobilização no país nos últimos três anos. Também é necessário construir um chamado às baixas patentes das forças de repressão, separando-as das tentativas de cooptação do golpismo bolsonarista, além de disputar setores médios, como uma parte dos caminhoneiros que é explorada pelas grandes corporações do transporte, do campo e da cidade. Por fim, é preciso atuar no movimento dos trabalhadores, unindo e defendendo as lutas, preparando a autodefesa e um calendário para colocar a classe em movimento, em direção a uma paralisação nacional das categorias.

Entre as datas gerais – dia 2 de outubro e a possibilidade de um 15 de novembro parecido com as “Diretas Já” (um movimento que está sendo articulado) –, defendemos um calendário de protestos, combativos e criativos, com eixo na juventude estudantil e periférica para atuar sobre a situação nacional. O exemplo da luta dos povos indígenas é um caminho. É possível vencer o golpismo: fora, Bolsonaro!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão