Não às tropas estadunidenses no Brasil! Abaixo o governo traidor de Bolsonaro e seus generais!
Reprodução

Não às tropas estadunidenses no Brasil! Abaixo o governo traidor de Bolsonaro e seus generais!

O PSOL, as organizações populares e dos trabalhadores devem mobilizar-se contra os exercícios que o governo traidor de Bolsonaro pretende fazer com tropas estadunidenses no Vale do Paraíba.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 19 out 2021, 19:04

No último dia 13 de outubro, Jair Bolsonaro publicou decreto no Diário Oficial autorizando a presença de tropas estadunidenses em território nacional para a realização de uma operação de treinamento com oficiais da AMAN. O cenário dos exercícios militares será o Vale do Paraíba, mais precisamente entre as cidades de Resende (RJ) e Lorena (SP), durante o período de 28 de novembro a 18 de dezembro.

A autorização para que tropas estrangeiras façam uma operação em pleno território nacional é um atentado à soberania brasileira e um precedente gravíssimo, com a participação da cúpula militar, aninhada no governo em troca de suas gordas remunerações. Bolsonaro agora impõe uma nova humilhação ao país, após ter recebido, no início de julho, o diretor da CIA, William Burns, em reunião quase clandestina cujo teor se desconhece.

Corretamente, por iniciativa do deputado Glauber Braga, a bancada do PSOL e a executiva do partido manifestaram seu repúdio ao decreto do traidor Bolsonaro e de seus generais, e também exigiram que a justiça cancele a autorização da entrada das tropas estrangeiras no país. Trata-se de uma iniciativa importante, mas isolada. É fundamental que a esquerda assuma essa batalha e se mobilize contra mais um atentado à soberania do Brasil.

Além disso, é preciso denunciar que o decreto de autorização de entrada de tropas estrangeiras no Brasil foi baseado em vergonhosos acordos bilaterais com os Estados Unidos estabelecidos anteriormente pelos governos de Lula e Dilma. Mais uma vez, ficam a lição e os efeitos trágicos da política neoliberal, antinacional e entreguista com que o Brasil tem sido governado há décadas, inclusive por lideranças autoproclamadas “nacionais e populares” que se orgulham dos tapinhas nas costas, sorrisos e elogios recebidos de Bush e Obama mesmo depois das revelações de espionagem por agências estadunidenses como a NSA.  

O nacionalismo farsesco de Bolsonaro

Milhões de trabalhadores foram enganados pelo projeto de Bolsonaro, com seu slogan “Brasil acima de tudo”. O nacionalismo é um discurso mobilizado pelas correntes fascistas e neofascistas para dar unidade a sua visão de mundo e mitologia. Mas a política desse governo grotesco não tem nada de nacionalista. Muito pelo contrário: Bolsonaro se compraz em bater continência e desfilar sob as bandeiras dos Estados Unidos e de Israel, numa postura tão abertamente traidora que foi poucas vezes vista na história brasileira.

Como se não fosse suficiente assistirmos a Paulo Guedes anunciar em inglês, nos Estados Unidos, que gostaria de “vender o Palácio do Planalto” ou entregar o Banco do Brasil para o Bank of America, temos um governo, cujo chefe ameaça o povo brasileiro com um golpe, loteado por altos oficiais que aceitam colocar um almirante brasileiro sob as ordens do comando da frota naval estadunidense e permitir a entrada de tropas ianques numa região estratégica, localizada justamente entre as duas maiores cidades do país.

O retrocesso na consciência e o papel da esquerda

É preciso alertar o povo brasileiro dos riscos que corremos. Bolsonaro é o representante de um governo de choque, disposto a destruir os direitos do povo e dos trabalhadores para satisfazer os negócios de uma burguesia, sediada no país ou no exterior, que busca uma atuação global, colocando os aparelhos de Estado a seu serviço. É o que se vê, por exemplo, com a captura de instituições como o ministério da Economia e do Banco Central, agora “autônomo”; com a autorização da venda da Eletrobrás e dos Correios; com o esquartejamento da Petrobrás e sua subordinação a acionistas minoritários, em particular fundos transnacionais sedentos por lucros e dividendos, que exigem a equiparação a preços internacionais dos preços do petróleo extraído, refinado e distribuído no Brasil.

Eis um governo de traidores, dispostos, se tiverem a oportunidade, a impor mais uma vez uma ditadura e a matar brasileiros para atender a seus amos locais e estrangeiros. Por isso, diante de uma crise internacional sem tréguas, que se arrasta há anos, e do recrudescimento de conflitos geoestratégicos, é fundamental retomar a defesa das bandeiras de soberania nacional. Mas não apenas de uma soberania nacional abstrata quando o capital é mundial: a defesa da autodeterminação dos povos e da soberania só pode ser realizada consequentemente por meio do aprofundamento dos vínculos internacionalistas com a classe trabalhadora em todo mundo. É contra ela, ao fim, que se organizam a ditadura do capitalismo, seus governos e exércitos.

Mas a luta em defesa da soberania, infelizmente, saiu da agenda das principais forças de “esquerda” que, quando governaram, se acomodaram e acumpliciaram com o grande capital e com suas expressões políticas imperialistas, mantendo ao mesmo tempo um discurso vazio sobre “política externa independente”. Agora, quando há um governo abertamente entreguista e traidor, esse retrocesso de consciência cobra sua conta. É papel do PSOL, das organizações populares e dos trabalhadores retomar a defesa dessa pauta programática, apoiada na luta e nas ruas. Um primeiro e bem-vindo exemplo seria uma forte condenação e mobilização contra os exercícios que o governo traidor de Bolsonaro pretende fazer com tropas estadunidenses.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão