Para as nações africanas, a pena de morte é um legado colonial sombrio que se prolonga
Reprodução

Para as nações africanas, a pena de morte é um legado colonial sombrio que se prolonga

A maré está virando na África Ocidental contra esta ferramenta de repressão colonial e racismo.

Dior Konaté 18 out 2021, 16:43

No Dia Mundial contra a Pena de Morte, a maré está virando na África Ocidental contra esta ferramenta de repressão colonial e racismo.

Em julho, Serra Leoa tornou-se o 23º país africano a abolir a pena de morte. Embora seu uso em todo o continente tenha diminuído – graças aos esforços concertados de organizações de direitos humanos e governos – a pena de morte permanece nos livros de estatutos de muitos outros países devido a seu forte legado colonial.

Durante o período colonial, as punições que estavam sendo abandonadas na Europa encontraram terreno fértil na África. Entre elas estava a pena de morte, que foi aplicada como um elemento-chave no mecanismo de repressão colonial.

Enquanto a prisão se tornou a resposta mais comum aos crimes na África colonial, a pena de morte estava no coração do projeto colonial, sua prática foi profundamente inserida no tecido da formação do Estado e da construção da cidadania.

Os anos 1890 foram uma época formativa para a pena de morte na África. Ela havia sido introduzida na África britânica, no Congo belga e na África alemã. Mas foi praticada principalmente na África francesa por volta dessa época, o que correspondeu ao fim das conquistas militares na região e aos primeiros esforços da França para consolidar seu domínio através de uma administração político-jurídica estabelecida.

A pena de morte foi introduzida pela primeira vez na região no Senegal, a mais antiga colônia da França na África Ocidental, já em 1824, logo após os franceses tomarem posse em 1817. Mas ela não foi aplicada até 1899. Naquele ano, a primeira execução pública da guilhotina ocorreu em Saint-Louis, a capital administrativa da colônia, numa época em que a Terceira República Francesa se afastou das execuções públicas.

O Senegal foi o único país da África Ocidental francesa a utilizar a guilhotina. Na África Equatorial francesa, no Togo francês e no Camarões francês, o pelotão de fuzilamento continuou sendo o principal método de execução até 1957.

A pena de morte na África Francesa era uma instituição com uma história complexa, confusa e estratificada. Ela foi além da justiça legal e foi moldada de muitas maneiras por fatores políticos e sociais. Ao lado de seu papel de aplicar a punição e manter a lei e a ordem, a pena de morte na África francesa também foi exibida como um instrumento de autoridade e legitimidade do Estado.

Desde sua institucionalização nos anos 1890 até os anos 60, quando a França se retirou da maioria de suas colônias na região, a política da pena de morte navegou entre as ideias imperiais e as práticas locais.

Crimes como ataques de gangues, pilhagens armadas, rebeliões, conspiração para se rebelar contra a administração colonial – todas as ameaças à economia colonial e à proteção dos bens franceses na África Ocidental francesa – foram punidos com a pena de morte.

Mas inúmeras legislações que refletiam suposições culturais sobre os africanos – como sua natural selvageria e barbárie, seu caráter primitivo e seu instinto natural de violência – continuamente reformularam a forma como a pena de morte foi colocada em prática.

Os crimes capitais foram constantemente redefinidos para responder às crescentes preocupações sobre qualquer tipo de ato ou comportamento criminoso, o que levou a uma expansão das categorias de crimes capitais durante todo o período colonial. Os juízes coloniais, a maioria deles administradores sem formação judicial, foram dotados de poderes discricionários para definir o que constituía um crime e proferiram sentenças de morte baseadas nos costumes africanos das quais nada sabiam ou tinham uma compreensão limitada.

A pena de morte estava profundamente enraizada no racismo. Ela foi politizada e armada como administradores coloniais, visando e perfilando determinados grupos étnicos, religiosos ou políticos como potenciais criminosos ou suspeitos capitais. Os juízes coloniais construíram suas acusações sobre os personagens dos réus africanos e não sobre as circunstâncias dos crimes que haviam cometido. Os estereótipos e preconceitos racistas criaram o terreno para a criminalização de atividades como bruxaria e canibalismo. Os juízes coloniais processaram severamente esses crimes, o que constituiu prova da chamada “selvageria” dos africanos, legitimando a necessidade da “missão civilizadora” dos franceses na África.

A pena de morte não terminou com o fim do colonialismo europeu na África – o Senegal não aboliu a pena de morte até 2004. Em vez disso, a continuidade da legislação colonial e das tradições em torno da pena de morte moldou sua prática em países muito tempo após a independência.

Hoje em dia, muitos países africanos ainda contam com esta herança sombria do colonialismo. Mas com o crescente impulso do movimento contra a pena de morte no continente e no mundo, há boas razões para pensar que mais países acabarão com a pena de morte.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão