FNL ergue a bandeira da luta pela moradia em área urbana de Ponta Grossa (PR)
Foto: FNL PR

FNL ergue a bandeira da luta pela moradia em área urbana de Ponta Grossa (PR)

A FNL-PR ocupou uma grande área na cidade de Ponta Grossa.

Nathália Bittencurt 8 dez 2021, 09:19

No último sábado (4), a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade ocupou uma grande área na cidade de Ponta Grossa, município localizado a cerca de 100 km da capital paranaense. A ocupação é a primeira iniciativa da FNL no estado, coordenada por Leandro Dias, que também lidera o PSOL no Paraná, e os militantes Moreno e Luciano, também coordenadores da FNL. Num primeiro momento, o acampamento contava com 60 famílias, e agora já chega a 300 famílias construindo a ocupação. 

Foto: FNL PR

A área ocupada está prevista para a moradia popular, porém as obras foram abandonadas com apenas 20% das casas concluídas. O custo para o loteamento foi de R$ 6,8 milhões, através de recursos vindos do governo federal. O território permaneceu esquecido pelo poder público por dez anos, sem aplicação integral do recurso financeiro. Agora, as famílias organizadas pela Frente Nacional de Luta decidiram construir acampamentos para pressionar a prefeitura e o estado pela retomada das políticas públicas.

A companhia de habitação de Ponta Grossa, a PROLAR, recebe uma fila de 23 mil famílias de baixa renda que aguardam uma política de habitação popular efetiva. Porém, para dificultar ainda mais a situação da população, a PROLAR está prestes a ser extinta, em decorrência de uma reforma administrativa que deve ocorrer no município.

A ocupação recebeu o nome de Ericson John Duarte, em homenagem a um ativista negro vítima da Covid-19. O coordenador nacional da FNL, Zé Rainha, comemora o começo da história da Frente no estado do Paraná:

  • “Se quisermos derrotar a burguesia precisamos construir a luta de classe, construir a aliança com todas as forças políticas que querem fazer a mudança na sociedade. Não temos outro caminho a seguir, nossa tarefa é lutar e construir o movimento de massa no campo e na cidade. Logo vamos erguer a nossa bandeira em todo o território brasileiro.” – afirmou Zé Rainha
Foto: FNL PR
Foto: FNL PR

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão