FNL ergue a bandeira da luta pela moradia em área urbana de Ponta Grossa (PR)
Foto: FNL PR

FNL ergue a bandeira da luta pela moradia em área urbana de Ponta Grossa (PR)

A FNL-PR ocupou uma grande área na cidade de Ponta Grossa.

Nathália Bittencurt 8 dez 2021, 09:19

No último sábado (4), a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade ocupou uma grande área na cidade de Ponta Grossa, município localizado a cerca de 100 km da capital paranaense. A ocupação é a primeira iniciativa da FNL no estado, coordenada por Leandro Dias, que também lidera o PSOL no Paraná, e os militantes Moreno e Luciano, também coordenadores da FNL. Num primeiro momento, o acampamento contava com 60 famílias, e agora já chega a 300 famílias construindo a ocupação. 

Foto: FNL PR

A área ocupada está prevista para a moradia popular, porém as obras foram abandonadas com apenas 20% das casas concluídas. O custo para o loteamento foi de R$ 6,8 milhões, através de recursos vindos do governo federal. O território permaneceu esquecido pelo poder público por dez anos, sem aplicação integral do recurso financeiro. Agora, as famílias organizadas pela Frente Nacional de Luta decidiram construir acampamentos para pressionar a prefeitura e o estado pela retomada das políticas públicas.

A companhia de habitação de Ponta Grossa, a PROLAR, recebe uma fila de 23 mil famílias de baixa renda que aguardam uma política de habitação popular efetiva. Porém, para dificultar ainda mais a situação da população, a PROLAR está prestes a ser extinta, em decorrência de uma reforma administrativa que deve ocorrer no município.

A ocupação recebeu o nome de Ericson John Duarte, em homenagem a um ativista negro vítima da Covid-19. O coordenador nacional da FNL, Zé Rainha, comemora o começo da história da Frente no estado do Paraná:

  • “Se quisermos derrotar a burguesia precisamos construir a luta de classe, construir a aliança com todas as forças políticas que querem fazer a mudança na sociedade. Não temos outro caminho a seguir, nossa tarefa é lutar e construir o movimento de massa no campo e na cidade. Logo vamos erguer a nossa bandeira em todo o território brasileiro.” – afirmou Zé Rainha
Foto: FNL PR
Foto: FNL PR

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

   

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima quarta edição da Revista Movimento. Iniciando nossas publicações em 2022, preparamos uma edição com um dossiê de mulheres, organizado pelas mulheres do Movimento Esquerda Socialista (MES).