FNL protesta em 10 sedes do ITESP para barrar PL 410 em São Paulo
Foto: TV Fronteira

FNL protesta em 10 sedes do ITESP para barrar PL 410 em São Paulo

A Frente Nacional de Luta e o Movimento dos Agricultores Sem Terra (MAST) ocuparam, nesta terça-feira (14), 10 sedes do Instituto de Terras do Estado de São Paulo. Cerca de 4 mil trabalhadores participaram da manifestação contra o projeto de lei 410, que entrega terras públicas para grileiros.

Nathália Bittencurt 15 dez 2021, 12:16

Ao longo dos últimos meses, a FNL tem se manifestado contra o artigo nº 4 do projeto de lei 410 de 2021, que entrega 80% das terras do estado para os grileiros, e somente 20% para uso social, em um território que já é reconhecido pela Justiça como público. Na prática, a lei incentiva a apropriação indevida das áreas públicas, favorecendo os latifundiários e a prática da grilagem. Enquanto isso, milhares de famílias acampadas aguardam a regularização fundiária para exercer a agricultura familiar e obter moradia digna na região do Pontal do Paranapanema.

O projeto de lei veio do governo paulista e está em debate na Assembleia Legislativa paulista. Para a FNL, esse projeto é inconstitucional e imoral. A resistência para barrar o PL conta com o apoio de parlamentares, especialmente a deputada estadual Mônica Seixas (PSOL) e o advogado e deputado estadual suplente Raul Marcelo (PSOL).

O protesto desta terça-feira envolveu cerca de 4 mil camponeses no interior paulista, realizando uma manifestação coordenada em pelo menos 10 sedes do ITESP. O principal ato ocorreu em Presidente Prudente.

“Isso é uma vergonha. Neste momento em que se discutem mais de 300 mil hectares de terras devolutas da Fazenda do Estado e eles querem passar um projeto para regularizar essas terras para os grileiros de terras no Pontal do Paranapanema”, afirmou o dirigente nacional da FNL, Luciano de Lima.

A diretoria do ITESP afirmou ao movimento que pretende construir dois assentamentos para abrigar entre 300 e 500 famílias, porém, não informou prazo e nem a localização da área de assentamentos. A FNL reforça seu compromisso com a luta por moradia e trabalho para o povo através da ocupação de terras públicas, independentemente das promessas do estado.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão