Ano novo, velhas crises
Rafael Giovannini

Ano novo, velhas crises

O ano de 2022 começa com múltiplas crises e problemas. É preciso lutar para derrotar Bolsonaro e apresentar uma alternativa independente.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 14 jan 2022, 20:58

Os primeiros dias de 2022 reapresentaram uma série de crises vividas no ano anterior. A começar por Bolsonaro, que segue com sua sanha genocida, de costas para as demandas do povo, avançando em seu projeto de destruição.

Uma combinação de crises castiga o povo brasileiro. Há uma nova onda de casos de Covid-19, agora com a nova variante ômicron, somada a um surto de influenza; o cenário ambiental é trágico, com chuvas intensas no sul da Bahia e em Minas Gerais trazendo morte e desalento; a alta dos preços, por sua vez, corrói o poder real de compra da população. Bolsonaro está à frente desse desastre nacional. Nas pesquisas eleitorais e de avaliação do governo, perde pontos e popularidade, mas continua obcecado em realizar sua estratégia autoritária e antipovo. A necessidade de derrotar Bolsonaro permanece.

O recrudescimento da Covid-19

Há uma nova explosão de casos de Covid-19 no mundo. Alcançou-se um novo recorde de casos diários, 3,6 milhões de contaminações, liderado por Estados Unidos e Índia. A variante ômicron, que o genocida Bolsonaro considera “bem-vinda”, é responsável por um salto na capacidade de transmissão do vírus. A nova onda mundial foi acelerada pela combinação da política das grandes potências de combate à Covid-19 – negando-se a garantir a quebra das patentes de vacinas, defendendo os interesses das grandes corporações farmacêuticas e deixando a população mais pobre do mundo sem vacinação – e o boicote consciente às vacinas promovido em vários países do mundo. Como afirmou o ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, em entrevista ao jornal Valor Econômico: “Se houvesse produção para que outros centros produzam os imunizantes, sempre de forma assistida, evidentemente, terminaríamos mais rápido com esse apartheid vacinal”.

Dentro desse contexto, o Brasil voltou a ser um dos epicentros do contágio. Voltamos a marcas trágicas de mais de sete meses atrás, com uma projeção de mais de cem mil casos por dia. E parte das UTIs e leitos de várias capitais já estão próximos da lotação máxima. Milhares de locais de trabalho no comércio, serviços e transporte aéreo sofrem com o afastamento de funcionários.

Uma vez mais, o negacionismo de Bolsonaro e Queiroga contribuem para o contágio e a morte. Há mais de um mês, os dados dos sistemas do Ministério da Saúde apresentam discrepâncias com a realidade vista nas cidades e nos hospitais. O governo alega que um “ataque hacker” em dezembro teria afetado os sistemas, que já estariam restabelecidos. Ao mesmo tempo, o atraso criminoso na vacinação infantil e as declarações de Bolsonaro e seu ministro desestimulando que os pais levem as crianças aos postos mostram a repetição da estratégia da morte e do caos que persiste no Brasil desde o início da pandemia.

Tragédias e crimes ambientais

Outras expressões brutais da crise social brasileira foram as tragédias que estados inteiros viveram no ano novo, como Bahia e Minas Gerais, por conta das inundações e deslizamentos de encostas, que vitimaram dezenas de pessoas e desalojaram milhares de famílias. Bolsonaro respondeu com desdém, negando apoio e se exibindo em passeios de jet ski em Santa Catarina. Além disso, os estados sulistas agora vivem uma terrível onda de calor, a mais forte das últimas décadas na região, expressando o completo desequilíbrio do clima.

Os crimes ambientais, que alimentam as “tragédias” das inundações, têm responsáveis: os governos e empresas, como as mineradoras de Minas Gerais, cujas barragens têm transbordado milhões de litros de rejeito de ferro, piorando a catástrofe vivida pelas famílias. Em Minas, há mais de 179 cidades em estado de emergência, 25 mil desabrigados e 18 mortos, além das tragédias de Capitólio, com custo humano, e de Ouro Preto, com a perda de importante patrimônio histórico. Enquanto isso, as mineradoras já começam a obter autorizações para reiniciar suas atividades. Impossível não virem à memória os recentes crimes ambientais de Mariana e Brumadinho, promovidos pela Vale.

Inflação nas alturas

No dia 3 de janeiro, foram publicados os novos índices de inflação pelo IBGE, que alcançaram 10,06%. É a maior taxa acumulada no ano desde 2015, quando o IPCA foi de 10,67%. Como o percentual ficou acima da meta de inflação de 2021, de 3,75%, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, publicou carta para o ministério da economia e para a sociedade buscando “explicar” as razões da alta. Na realidade, a inflação manifesta-se, no mundo real, numa alta generalizada de preços, em particular dos alimentos, dos combustíveis, da energia elétrica e dos aluguéis. Prefeituras em todo o país, aliás, já começam a preparar-se para uma rodada de aumento das tarifas de transporte público.

Também nos primeiros dias de janeiro, a Petrobrás anunciou um novo aumento do preço dos combustíveis, mantendo a política de paridade internacional de preços em benefício de especuladores e da remuneração de acionistas minoritários da empresa. Bolsonaro e Guedes, desse modo, garantem a continuidade do aumento geral de preços, chocando-se inclusive contra uma de suas bases prioritárias, o movimento de caminhoneiros e de transportadores. Trata-se de um governo disposto a destruir a economia real, o salário dos trabalhadores e o nível de vida do povo para satisfazer os interesses de banqueiros, rentistas e especuladores ao mesmo tempo em que entrega o orçamento de bandeja para o centrão, passando a Ciro Nogueira a responsabilidade por modificações orçamentárias.

Bolsonaro perde terreno

Com a sua incapacidade de resolver as crises, Bolsonaro perde pontos em todos os terrenos. Viu sua popularidade cair ainda mais por conta do trato com as enchentes e da negligência com a vacinação de crianças. A indignação contra o governo cresce e os conflitos voltam a acumular-se, como mostraram a contestação aberta do presidente da Anvisa, Barra Torres, a sequência de choques entre o centrão e Guedes, e o início do abandono do governo entre políticos e agentes econômicos burgueses com a linha econômica errática e a péssima perspectiva eleitoral. Isso não quer dizer que Bolsonaro esteja derrotado, mas coloca a necessidade de seguir a pressão para quebrar seu plano e colocá-lo ainda mais contra as cordas.

Como tarefas, devemos apoiar algumas lutas importantes que começam a aparecer no horizonte. Com o aumento do contágio pela Covid-19, o problema das condições de trabalho repercute com força em várias cidades, como a greve que os médicos preparam em São Paulo para o dia 19 de janeiro. Na mesma semana, está marcada para o dia 18 uma paralisação de um setor do funcionalismo público, organizada por entidades do serviço público federal, que lutam por reajuste e também para colocar abaixo a proposta de reforma administrativa, inaugurando o ano do ponto de vista das lutas reivindicativas.

O ano de 2022 começa com múltiplas crises e problemas. O povo trabalhador e a esquerda devem seguir combinando a luta para derrotar o governo e suas medidas, buscando apresentar uma alternativa independente e apoiando as lutas e demandas que começam a aparecer.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão