Nota do Sotsialnyi Rukh (Movimento Socialista Democrático) da Ucrânia sobre a proibição pelo governo Zelensky da atividade de diversos partidos no país
Ukrainian President Volodymyr Zelenskyy Holds Trilateral Meetings

Nota do Sotsialnyi Rukh (Movimento Socialista Democrático) da Ucrânia sobre a proibição pelo governo Zelensky da atividade de diversos partidos no país

O Movimento Socialista Democrático ucraniano se pronuncia frente à recente proibição de alguns partidos políticos no país.

Recentemente, o Conselho Nacional de Defesa e Segurança decidiu pela suspensão temporária das atividades de diversos partidos políticos ucranianos. A lista inclui tanto os principais partidos da oposição como os menos conhecidos que usam as palavras “progressista”, “esquerda” ou “socialista” em seus nomes. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou-os de “conexões com a Rússia”, não apoiando as reivindicações com nenhum raciocínio jurídico adequado.

Percebemos claramente que pelo menos alguns membros destes partidos, e particularmente sua liderança:

  • minimizaram o perigo das ambições chauvinistas russas e limitaram-se a justificar a agressão, ou mesmo trabalharam diretamente com o Kremlin;
  • desviaram a frustração popular causada pelas políticas neoliberais dos governos para combater a imagem caricatural do “Ocidente”, destruindo a “civilização eslava”;
  • espalharam xenofobia, anti-semitismo, homofobia e ódio.

Assim, mesmo aqueles que utilizam, mas de fato sequestram, a fraseologia de esquerda na realidade apenas serviu ao consenso oligárquico.

Entretanto, qualquer possível cooperação das organizações acima mencionadas, assim como de seus membros individuais, com os imperialistas russos tem que ser investigada, e eles foram julgados pelo tribunal. Pessoas concretas envolvidas na sabotagem da resistência popular têm que assumir responsabilidade individual por suas ações. Reconhecemos a importância e o simbolismo das liberdades democráticas e acreditamos que as proibições partidárias indiscriminadas não têm lugar na luta de hoje.

Já vimos como o governo tentou abusar da situação de guerra para atacar os direitos dos trabalhadores ucranianos, agora suas ações têm como objetivo limitar as liberdades políticas e civis. Não podemos apoiar isto.

Além disso, gostaríamos de advertir contra quaisquer tentativas de estigmatizar a esquerda e os movimentos sociais em geral pela ligação absurda da agenda progressista ao Kremlin, que na verdade encarna tudo o que é contrário a ela. A esquerda e os ativistas sindicais lutam hoje contra o agressor como membros da força militar e da defesa territorial, como voluntários envolvidos no fornecimento de equipamentos, alimentos e suprimentos médicos, evacuação e alojamento dos refugiados e deslocados, como grupos construindo a solidariedade internacional e exigindo a anulação da dívida externa, confiscando os bens do Estado russo, e deixando de tolerar o a evasão de divisas.

Só podemos apreciar numerosos movimentos de esquerda em todo o mundo que já manifestaram seu apoio, reconheceram o direito da Ucrânia à autodefesa e continuam pressionando seus governos para que tomem medidas concretas.

O povo da Ucrânia, não os capitalistas que sempre os usaram para extrair valor e armazená-lo no exterior, está sofrendo imensas dificuldades hoje, e merecem um amanhã mais justo. O socialismo é a melhor maneira de trazer mais justiça em nossa sociedade e perseguir objetivos comuns. É isso que nós, Sotsialnyi Rukh, defendemos!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores