Contra o Imperialismo Russo
imperialism1-2-1024x664-1

Contra o Imperialismo Russo

Declaração do Movimento Socialista Russo e do Sotsialnyi Rukh ucraniano contra o imperialismo russo (com prefácio dos editores de LeftEast).

Via LeftEast

Nota dos editores do LeftEast: Desde que a guerra começou, a esquerda se debruçou sobre as questões da extensão da responsabilidade da OTAN e o pedido de ajuda militar à Ucrânia. Ao publicar esta declaração enviada a nós por nossos camaradas do Movimento Socialista Russo, reconhecemos as múltiplas fissuras da esquerda sobre estas questões. Embora todos concordemos que qualquer esquerda digna desse nome deve condenar inequivocamente a agressão da Rússia à Ucrânia, vários membros do coletivo editorial do LeftEast expressaram reservas quanto à posição da declaração sobre a OTAN e a ajuda militar à Ucrânia. Ao mesmo tempo, entendemos que as múltiplas geografias, situações concretas e estratégias da esquerda – seja na Ucrânia, sob as bombas de Putin; na Rússia, sob a perseguição de Putin; no Ocidente, onde o lobby de guerra está empurrando sua própria agenda; ou, no Sul Global, onde o principal inimigo é diferente e a hipocrisia ocidental mais gritante – resultam em perspectivas diferentes sobre estes dois pontos mais controversos. No início da guerra, a LeftEast emitiu sua própria declaração antiguerra, onde tentamos articular nossa própria visão. No entanto, nossa principal missão é proporcionar uma plataforma de solidariedade com vozes progressistas da região. Com este espírito, publicamos esta declaração.

———————————————————————————————————————————–

Embora a maioria da esquerda tenha condenado a invasão russa da Ucrânia, ainda falta a unidade do campo da esquerda. Gostaríamos de nos dirigir àqueles da esquerda que ainda se agarram à posição de “uma praga em ambas as casas” que vê a guerra como uma guerra inter-imperialista.

Já é hora de a esquerda acordar e realizar uma “análise concreta da situação concreta” em vez de reproduzir estruturas desgastadas da Guerra Fria. O desprezo pelo imperialismo russo é um erro terrível para a esquerda. É Putin, e não a OTAN, que está travando uma guerra contra a Ucrânia. É por isso que é essencial mudar nosso foco do imperialismo ocidental para o imperialismo agressivo de Putin, que tem uma base ideológica e política, além de uma base econômica.

O imperialismo russo consiste em dois elementos. Em primeiro lugar, envolve o nacionalismo revisionista russo. Depois de 2012, Putin e seu estabelecimento passaram de um conceito cívico da nação (como rossiysky, “relacionado à Rússia”) para um conceito exclusivo, etnicamente baseado na russividade (como russkiy, “etnicamente/culturalmente russo”). Sua agressão em 2014 e em 2022 foi legitimada pela devolução de terras “originalmente” russas. Além disso, este conceito de “russividade” (étnica) revive o conceito imperial da nação russa do século XIX, o que reduz a identidade ucraniana e bielorrussa às identidades regionais. De acordo com esta visão, russos, bielorrussos e ucranianos são um único povo. Empregar este conceito na retórica oficial implica a negação da independência do Estado ucraniano. É por isso que não podemos dizer com nenhum grau de certeza que Putin só quer o reconhecimento da soberania russa sobre a Crimeia e os Donbas. Putin pode desejar anexar ou subjugar toda a Ucrânia, ameaças que aparecem em seu artigo “Sobre a Unidade Histórica de Russos e Ucranianos” e em seu discurso de 21 de fevereiro de 2022. Finalmente, a perspectiva das conversações de paz Ucrânia-Rússia parece bastante sombria, pois a equipe de negociação da Rússia é liderada pelo ex-ministro da Cultura Vladimir Medinsky, um dos crentes mais dedicados na ideologia do russkiy mir (o mundo étnico russo) – um mundo onde, acredite, ninguém será feliz.

Em segundo lugar, ainda que a agressão de Putin seja difícil de explicar racionalmente, os acontecimentos atuais demonstraram que pode ser razoável, no entanto, tomar a retórica imperialista russa ao valor de face. O imperialismo russo é alimentado pelo desejo de mudar a chamada “ordem mundial”. Assim, a demanda de Putin pela retirada da OTAN da Europa Oriental pode sinalizar que a Rússia pode não parar com a Ucrânia, e a Polônia, a Letônia, a Lituânia ou a Estônia podem ser os próximos alvos da agressão de Putin. É muito ingênuo exigir a desmilitarização da Europa Oriental, porque, à luz das circunstâncias atuais, isso só será apaziguador para Putin e tornará os países da Europa Oriental vulneráveis à agressão de Putin. O discurso sobre a expansão da OTAN obscurece o desejo de Putin de dividir as esferas de influência na Europa entre os EUA e a Rússia. Estar na esfera de influência russa significa a subordinação política de um país à Rússia e a sujeição à expansão da capital russa. Os casos da Geórgia e da Ucrânia demonstram que Putin está pronto para usar a força para influenciar os assuntos políticos dos países que ele acredita desejarem deixar a esfera de influência russa. É importante entender que a compreensão de Putin sobre os agentes-chave da ordem mundial está basicamente limitada aos EUA e à China. Ele não reconhece a soberania de outros países, considerando-os como satélites de um desses agentes da ordem internacional.

Putin e seu establishment são muito cínicos. Eles usam o bombardeio da Iugoslávia pela OTAN, a intervenção americana no Afeganistão e a invasão do Iraque como um escudo para o bombardeio da Ucrânia. Neste contexto, a esquerda deve mostrar coerência e dizer não a toda agressão imperialista no mundo. Hoje, o agressor imperialista é a Rússia, não a OTAN, e se a Rússia não for detida na Ucrânia, ela certamente continuará sua agressão.

Além disso, não devemos ter ilusões sobre o regime de Putin. Ele não oferece alternativa ao capitalismo ocidental. É um capitalismo autoritário e oligárquico. O nível de desigualdade na Rússia aumentou significativamente durante os 20 anos de sua liderança. Putin não é apenas um inimigo da classe trabalhadora, mas também um inimigo de todas as formas de democracia. A participação popular na política e associações voluntárias é tratada com desconfiança na Rússia. Putin é essencialmente um anticomunista e um inimigo de tudo pelo que a esquerda lutou no século XX e luta pelo século XXI. Em sua visão de mundo, os fortes têm o direito de vencer os fracos, os ricos têm o direito de explorar os pobres, e os homens fortes no poder têm o direito de tomar decisões em nome de sua população sem poder. Esta visão de mundo deve ser severamente abalada na Ucrânia. Para que ocorra uma mudança política dentro da Rússia, o exército russo deve ser derrotado na Ucrânia.

Queremos atender a uma demanda altamente controversa, a da ajuda militar à Ucrânia. Entendemos as repercussões da militarização para o progressivo movimento de esquerda mundial e a resistência da esquerda à expansão da OTAN ou à intervenção ocidental. Entretanto, é necessário mais contexto para fornecer um quadro mais completo. Em primeiro lugar, os países da OTAN forneceram armas à Rússia, apesar do embargo de 2014 (França, Alemanha, Itália, Áustria, Bulgária, República Tcheca, Croácia, Eslováquia e Espanha). Assim, a discussão sobre se as armas enviadas para a região acabam nas mãos certas ou erradas soa um pouco tardia. Eles já estão em más mãos, e os países da UE só estariam corrigindo seus erros anteriores ao fornecer armas à Ucrânia. Além disso, as garantias alternativas de segurança que o governo ucraniano propôs exigem o envolvimento de vários países, e provavelmente só podem ser alcançadas com seu envolvimento, também. Em segundo lugar, como inúmeros artigos têm enfatizado, o regimento Azov é um problema. Entretanto, ao contrário de 2014, a extrema-direita não está desempenhando um papel proeminente na guerra de hoje, que se tornou uma guerra popular – e nossos camaradas da esquerda anti-autoritária da Ucrânia, Rússia e Belarus estão lutando juntos contra o imperialismo. Como ficou claro nos últimos dias, a Rússia está tentando compensar seu fracasso em terra com ataques aéreos. A defesa aérea não dará a Azov nenhum poder adicional, mas ajudará a Ucrânia a manter o controle de seu território e reduzirá as mortes de civis mesmo que as negociações falhem.

Em nossa opinião, a Esquerda deveria exigir:

  • a retirada imediata de todas as forças armadas russas da Ucrânia;
  • novas sanções pessoais e específicas a Putin e seus multimilionários. (É importante entender que Putin e seu establishment se preocupam apenas com seus próprios bens privados; eles são alheios ao estado da economia russa em geral. A esquerda também pode usar esta exigência para expor a hipocrisia daqueles que patrocinaram o regime e o exército de Putin e mesmo agora continuam a vender armas para a Rússia);
  • a sanção do petróleo e gás russos;
  • aumento do apoio militar à Ucrânia, em particular o fornecimento de sistemas de defesa aérea;
  • a introdução de forças de paz da ONU de países não pertencentes à OTAN para proteger os civis, incluindo a proteção de corredores verdes e a proteção de usinas nucleares (o veto da Rússia no Conselho de Segurança da ONU pode ser superado na Assembleia Geral);
  • a esquerda também deve apoiar os esquerdistas ucranianos que resistem, dando-lhes visibilidade, centralizando suas vozes e apoiando-os financeiramente. Reconhecemos que são os milhões de trabalhadores essenciais ucranianos e voluntários de ajuda humanitária que tornam possível uma maior resistência.

Uma série de outras exigências – apoio a todos os refugiados na Europa independentemente da cidadania, cancelamento da dívida externa da Ucrânia, sanções contra os oligarcas russos, etc. – são amplamente aceitas pela esquerda e, portanto, não as discutimos aqui.

A invasão russa da Ucrânia estabelece um terrível precedente para a resolução de conflitos que envolvem o risco de guerra nuclear. É por isso que a esquerda deve apresentar nossa própria visão das relações internacionais e da arquitetura da segurança internacional que pode incluir o desarmamento nuclear multilateral (que será obrigatório para todas as potências nucleares) e a institucionalização das respostas econômicas internacionais a qualquer agressão imperialista no mundo. A derrota militar da Rússia deve ser o primeiro passo para a democratização da ordem global e das formações de um sistema de segurança internacional, e a esquerda internacional deve dar uma contribuição para esta causa.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão