Ela não! A fascista e racista Le Pen perde. Macron reeleito, a luta continua.

Ela não! A fascista e racista Le Pen perde. Macron reeleito, a luta continua.

Sobre as eleições francesas.

Luc Mineto 25 abr 2022, 11:44

Finalmente neste domingo, dia 24 de abril, o “Ela Não” prevaleceu. A candidata do RN, Marine Le Pen (42%), liberal protofascista e racista, saiu derrotada por Macron (58%), encarnação de um liberalismo autoritário. 

Melhor para o nosso campo social: a ascensão de Marine Le Pen e do seu aliado Zemmour ao poder teria sido uma catástrofe para as classes trabalhadores e populares como um todo, e particularmente para os imigrantes, sejam eles em situação regular ou não, para os muçulmanos já alvo da islamofobia, para as mulheres e para as pessoas LGBTQI.  E o fato de a Le Pen ter se beneficiado (infelizmente) de um amplo apoio popular e ter alcançado uma nova marca histórica com mais de 12 milhões de votos não faz dela um perigo menor, muito pelo contrário.

Mas o Macron não sai tão bem na fita. Representante de uma direita dura sem complexo, defensor de um ultraliberalismo tecnológico, ligado as grandes empresas do CAC40 e aos velhos partidos, fã da gestão policial e repressiva dos conflitos sociais, ele não tem nenhuma base social popular maciça. Pelo contrário, ele é odiado por grande parte da população. Presidente mal eleito, ele começa o seu segundo mandato com um enorme déficit de credibilidade e legitimidade. Afinal seus eleitores “raiz”, aqueles do primeiro turno, mal chegam aos 10 milhões, apenas 20% do eleitorado. Para ser vencedor neste domingo ele se beneficiou de 9 milhões de votos a mais, votos não a favor dele, mas contra a Le Pen e a ameaça fascista.

As abstenções novamente foram recorde, 28%, e considerando os votos brancos (4,6%) e nulos (1,6%), temos um terço dos eleitores que se recusaram a participar desta pseudodemocracia. A crise política e democrática só pode se acirrar, vamos assistir a um redobramento dos ataques contra as classes populares. E a extrema direita já demonstrou sua capacidade em se aproveitar destas situações.

Tem urgência em reconstruir uma esquerda de luta, combativa. Nos dias 12 e 19 de junho teremos na França novas eleições, legislativas desta vez. Essas eleições já estão percebidas como uma oportunidade de revanche, de virar o jogo, tanto pela esquerda como pela extrema direita. Para entender a importância destas eleições parlamentares vale lembrar que na constituição semipresidencialista da quinta República, o primeiro-ministro, o chefe do governo, será escolhido de acordo com a maioria formada na assembleia (a França já conheceu 3 episódios de “coabitação”, por exemplo quando o gaullista Chirac virou primeiro-ministro do socialista Mitterand entre 1986 e 1988). A União Popular de Jean-Luc Melenchon, agora a principal força da esquerda, tomou a iniciativa de propor ao PC (Partido Comunista), EELV (ecologistas) e ao NPA (Novo Partido Anticapitalista) um “esforço comum de construção de uma nova maioria, sem vontade de hegemonia”, uma Nova União Popular. O NPA já se mostrou favorável a construção de candidaturas de união contra a direita e a extrema direita, que devem ir além da mera perspectiva de fazer do Melenchon o primeiro-ministro de Macron, mas sim a eleger o maior número possível de deputados defendendo um programa anticapitalista e de ruptura com o Macronismo. Publicamos abaixo a resposta do NPA ao apelo da União Popular.

Mas também importante buscar a virada, a revanche nas lutas sociais. E a começar pela luta contra um novo episódio, já anunciado, da reforma das aposentadorias. Buscando ao mesmo tempo de unidade e de radicalidade que vão se construir as condições de derrotar a direita e a extrema direita “para valer”.

Caro(a)s companheira(a)s,

Recebemos sua carta sobre as eleições legislativas e saudamos a iniciativa que vocês tomaram.

Os resultados do primeiro turno das eleições presidenciais revelaram uma situação política e social cada vez mais polarizada, com a chegada no segundo turno do polo da extrema direita (cujos votos totais excederam os de todos os candidatos de esquerda) e do “centro” pseudo-neoliberal-autoritário, em torno de Emmanuel Macron. Um terceiro polo também se afirmou, representado pela candidatura de Jean-Luc Mélenchon, e este é um elemento positivo em uma relação de forças deterioradas.

A vitória da extrema-direita é uma possibilidade séria. Seria uma catástrofe para todas as classes populares, em primeiro lugar para as pessoas estrangeiras, os muçulmano(a)s, as pessoas racializadas, as mulheres e as pessoas LGBTI. A urgência do momento é que nenhum voto do nosso campo vá para Le Pen, de modo que a extrema-direita seja derrotada no domingo.

Mas, ao mesmo tempo, sabemos que uma vitória Macron não significará uma trégua para o campo dos explorados e oprimidos. O presidente dos ultra-ricos já adiantou durante sua campanha: cada vez mais desmonte das conquistas sociais (com notavelmente a aposentadoria aos 65 anos) e uma gestão policial/autoritária dos conflitos.

O NPA e Philippe Poutou o repetiram durante esta campanha: apesar de nos recusarmos a traçar uma linha de igualdade entre o candidato neoliberal-autoritário e a candidata fascista, será necessário, de qualquer forma, mobilizar-se diante dos ataques aos nossos direitos e diante da ameaça fascista, a fim de finalmente obter vitórias significativas e mudar o equilíbrio de poder. Isto requer a construção de estruturas unitárias de coordenação e mobilização.

Mas também sabemos que as mobilizações indispensáveis não bastam por si só. É urgente reconstruir as ferramentas organizacionais de nossa classe: coletivos, associações, sindicatos, partidos… Repetimos isto durante a campanha: nosso campo social está órfão de uma ferramenta política à altura dos desafios, de uma esquerda radical, desinibida, determinada a lutar contra o capitalismo e seu pessoal político, e a enfrentar a ameaça fascista.

Esta ferramenta não cairá do céu. Ela se dará através de experiências coletivas de mobilização, através de discussões públicas entre forças políticas, através das dinâmicas de reconstrução/recomposição. É também o desafio das batalhas travadas durante o processo eleitoral, mesmo que este último continue a ser a expressão distorcida da relações de forças sociais.

Foi para expressar tudo isso que apresentamos a candidatura de Philippe Poutou às eleições presidenciais, baseada em um enfoque e perfil singulares, bem como um programa de ruptura anticapitalista, revolucionário e internacionalista, que não poderia se confundir com os de Jean-Luc Mélenchon e da União Popular.

A questão das eleições legislativas se coloca de forma diferente. A razão essencial é a observação da relação de forças global, da urgência de uma resposta unitária à classe dominante. Além disso, não é uma questão de voto para um indivíduo e um programa elaborado por uma corrente, mas para 577 pessoas, com a possibilidade de encontrar mediações, equilíbrios, compromissos, em torno de uma dinâmica que transcende a lógica do aparelho e/ou de grupo, ao mesmo tempo em que permite que nossas diferentes posições políticas sejam representadas.

Por estas razões, respondemos favoravelmente ao seu pedido de uma reunião para discutir a possibilidade de candidaturas conjuntas para as eleições legislativas.

Desejamos uma campanha que reúna várias forças e coletivos, e que esteja claramente situada em um processo ao mesmo tempo de resistência à extrema direita e a políticas antissociais, e de propor uma política que rompa com a gestão leal do capitalismo. Trataria-se de iniciar uma dinâmica militante para as eleições e para as lutas sociais, particularmente contra o governo que sairá das eleições presidenciais, uma dinâmica capaz de desempenhar um papel positivo na mobilização de nosso campo social e na modificação das relações de forças global, já muito desgastada.

Uma campanha social, ecológica, antirracista, feminista, contra todas as opressões e discriminações, carregando as aspirações democráticas e emancipatórias expressas nos últimos anos, especialmente entre os jovens: aumento dos salários, recepção de migrantes e regularização de migrantes sem documentação, luta contra a mudança climática, luta contra as lógicas da guerra, desenvolvimento dos serviços públicos (especialmente em saúde e educação), luta contra as opressões etc.

Esta campanha deve ser realizada com total independência das organizações da esquerda social-liberal, em particular do Partido Social.

Queremos uma campanha comum e democrática na base, mas também mantendo a independência política de cada organização (liberdade para cada organização se expressar e defender seu programa) e dos representantes que seriam eleitos, uma distribuição coerente com o peso de cada um dos distritos eleitorais (elegíveis e não elegíveis), bem como uma distribuição coerente do financiamento do Estado

Vamos nos reunir nos próximos dias.

Saudações anticapitalistas

O Comitê Executivo do NPA



TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão