Em defesa da gratuidade das Universidade Públicas: Por um novo Tsunami da Educação!



Em defesa da gratuidade das Universidade Públicas: Por um novo Tsunami da Educação!



Não à PEC 206.

Ricardo Souza 26 maio 2022, 09:23

Ao apagar das luzes deste desgoverno, é apresentada a PEC 206, que propõe a cobrança de mensalidade nas universidades federais.  Projeto defendido por  Kim  Kataguiri do MBL e por militares  bolsonaristas, mostra novamente o  quanto o neoliberalismo e o autoritarismo  se aliam para retroceder em conquistas democráticas da população em nome de lucros privados.

Este projeto, assim como o Future-se e à Reforma Administrativa de Bolsonaro e Guedes, é baseado no modelo chileno, amplamente rechaçado nas ruas, de “Estado Subsidiário” em que via de regra todos os serviços são pagos, e o Estado  apenas subsidia os mais pobres, transformando  direito social em mercadoria e desresponsabiliza o Governo de carrear recursos às Universidades, abrindo  caminho para a privatização.

Nas últimas décadas, principalmente devido às políticas de cotas e ações afirmativas, fruto da luta do movimento negro e estudantil, as universidades públicas se tornaram fatores determinantes de redução das desigualdades sociais e raciais, apesar dos recorrentes no orçamento da educação e dos últimos anos de pandemia em que o acesso à universidade tem se tornado mais difícil para as populações mais vulneráveis. 

Se o objetivo é garantir justiça social não se deve cobrar mensalidade de estudantes, mas taxar as fortunas, lucros, dividendos e remessas no exterior dos bilionários, ou ainda fazer a auditoria da Dívida Pública que consome mais de 50% do orçamento da união (2 trilhões). Cobrando de quem tem dinheiro sobrando é possível ampliar o investimento na Educação pública, com melhores estruturas e condições de trabalho e estudo, ampliar vagas e ampliar as políticas de ações afirmativas e assistência estudantil.

É urgente um amplo movimento em todo o país da comunidade  universitária, estudantes, técnicos-administrativos e docentes, bem como à população em geral, em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade! 


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores