MES/PSOL participa do Congresso do partido polonês Razem
MAJ_3702_3-1

MES/PSOL participa do Congresso do partido polonês Razem

Congresso do partido polonês Razem reuniu em Varsóvia diversas organizações europeias em solidariedade à resistência ucraniana.

Bruno Magalhães e Roberto Robaina 23 jun 2022, 11:23

O Congresso do partido polonês Razem (Juntos) aconteceu em Varsóvia entre 17 e 20 de junho, com as atividades internacionais tendo bastante destaque. A delegação internacional foi composta por mais de 15 organizações representando a Ucrânia, Hungria, Romênia, Rep. Tcheca, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Suíça, França, Inglaterra e Turquia, além do Brasil. Também estavam presentes redes internacionais como a Rede Europeia de Solidariedade à Ucrânia e o movimento pró-palestina BDS.

A representação brasileira teve destaque como única organização oriunda da América Latina e do Sul global. Com o início da guerra na Ucrânia e a posição vacilante tomada por parte importante da esquerda da Europa Ocidental e da América Latina (que se expressou principalmente contra o envio de armas para a resistência ucraniana), a presença do MES/PSOL foi muito reconhecida pela nossa posição de princípios em apoio à autodeterminação ucraniana e pelo esforço que fizemos para estar no evento.

O Razem

O Razem é o principal partido da esquerda polonesa e suas posições já foram analisadas aqui. Fundado por jovens influenciados pelo Podemos espanhol e outros novos partidos que surgiram na esteira e como resposta a crise da social democracia e do stalinismo. Sua composição é de jovens críticos ao sistema e seu destaque maior foi a luta pelo direito ao aborto e pelos direitos civis das mulheres e da comunidade LGBTQI. Eles tem 6 deputados nacionais em uma coligação na qual a socialdemocracia da Nova Esquerda possuimais 38, formando um bloco de 44 parlamentares (A Esquerda) que possui ao redor de 10% do Sejm (a Câmara polonesa, com mais de 400 parlamentares).

Poderia se dizer que é um Podemos polonês que não chegou ao governo? Seria uma analogia simplista demais porém vale começar por ela. Como a Polônia não teve o ascenso de 2104 da Espanha, então o arranque foi bem menor. A Polônia, alem do mais, teve um contraditório e relativo progresso nas condições materiais depois que aderiu a União Europeia. Em 2004, o desemprego era superior a 20%, e agora não passa de 5%. Mas esta redução foi sobretudo produto da imigração que levou cerca de 2 milhões de jovens a trabalhar nos países mais ricos da Europa e enviarem remessas de Euros à suas famílias, já que a Polônia manteve o Zloty, sua moeda nacional desvalorizada. Além disso, nessa onda migratória estes jovens aprenderam idiomas e voltaram para Polônia mais qualificados.

Os fundos da União Europeia também permitiram investimentos em construção civil e no transporte. As bases políticas para um ideário reformista aumentaram. Neste marco, as fórmulas programáticas do Razem, ainda que não tenham o eixo na luta anticapitalista nem constituam um programa transicional, são muito avançada e colocam temas que não podem ser resolvidos nos marcos do capital. E fazem essa defesa programática de modo tremendamente profissional, como ficou evidente na conferência de imprensa de abertura do Congresso.

O problema decisivo da analogia com o Podemos para a interpretação do fenômeno político do Razem está na sua posição política em defesa da Ucrânia e pela derrota do imperialismo russo. Está posição levou a uma ruptura traumática entre o Razem e todos estes partidos ligados à Internacional Progressista, quebrando o ponto de identidade e mudando o eixo de seus vínculos, que voltou-se à solidariedade com a Ucrânia e relacionamentos com os países do Leste Europeu e norte da Europa, sem perder de vista a importância da relação com a Europa ocidental, EUA e América Latina. Neste sentido, o Razem é também uma resposta a crise de 2008 e seus efeitos, que intensificaram a compreensão da importância das articulações internacionais.

O Congresso

O Congresso teve parte importante dedicada aos eventos internacionais que foram acompanhados pela mídia polonesa, com debates sobre a questão imperialista e sobre a esquerda europeia. A diversidade de experiências

Importante destacar também a intervenção do ucraniano Zakhar Popovic indicando a importância da IV Internacional na construção entre os países presentes, mas apontando também a necessidade de novas construções internacionais. Seu grupo, o Sotsialny Rukh, está em diálogo com a IV Internacional e o próprio Zakhar estará no Brasil no final de julho.

No segundo dia do congresso houve uma atividade de imprensa bastante profissional, orientada à TV, que apresentou pontos do programa do Razem e na qual os parlamentares tiveram grande destaque. Após o evento houve a abertura do congresso, na qual houve novamente bastante referência às delegações internacionais e representações de aliados como a socialdemocracia da Nova Esquerda e a OPZZ (central sindical oriunda da antiga Polônia Popular). A segunda metade do segundo dia e o terceiro foram de debates internos.

Contatos internacionais

Este trabalho internacional de Razem, sob a coordenação da competente Sofia Malisz (que já viveu no Brasil) permitiu ações importantes para as organizações presentes. A principal foi o aprofundamento de laços com o ucraniano Sotsialny Rukh, o principal grupo da esquerda marxista ucraniana da atualidade. Além disso, destacamos o Szikra húngaro, grupo recente dirigido por jovens, e o o romeno Demos, bastante interessado em debater conosco sobre as características semiperiféricas comuns entre Brasil e Romênia, entre outros.

São na maioria grupos políticos fundados nos últimos 2 ou 3 anos, que contam com quadros sem ainda maior experiência de construção de partidos, mas muito sérios, competentes e abertos às posições do marxismo e do trotskismo. Também esteve presente na parte internacional o camarada Marcin Kowalevski, histórico militante da IV que foi dirigente regional do sindicato Solidariedade e que hoje não possui nenhuma organização nacional, mas é bastante reconhecido nos meios intelectuais e colaborou com a última edição da Revista Movimento. Kowalevski é lê russo e está trabalhando sobre uma série de arquivos sobre a história do Partido Bolchevique ainda inéditos no ocidente.

O Congresso teve um elemento histórico ao servir de ponto de partida para novas composições entre a esquerda do Leste Europeu, que tem muito a dizer sobre o imperialismo russo e busca ser ouvida perante a nova situação mundial. Desde o Brasil e a América Latina, nós do MES/PSOL somos grandes entusiastas desde processo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão