PSOL aciona MPF por perseguição de ministério a aborto legal

PSOL aciona MPF por perseguição de ministério a aborto legal

Ministra da Mulher pediu para que médicos envolvidos no procedimento fossem investigados.

Redação da Revista Movimento 18 jul 2022, 15:17

Lider do PSOL na Câmara dos Deputados, a deputada federal Sâmia Bomfim e outros parlamentares da sigla acionaram o Ministério Público Federal (MPF) pedindo providências  contra a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, por pedir investigações sobre o aborto legal feito em uma menina de 11 anos em Santa Catarina.

O partido denunciou ao órgão as ordens do ministério para investigar os médicos que realizaram o procedimento. No dia 27 de junho, o Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado recebeu solicitação de dados do governo federal. Jornalistas do portal The Intercept, que revelou as irregularidades na condução do caso pelo Judiciário e Ministério Público Estadual também seriam alvo de apurações ilegais.

A representação do PSOL argumenta que “não há motivação, senão político-ideológica” para que os profissionais sejam investigados, “o que denota uma conduta ímproba e abusiva, longe do que preconiza o bom múnus público”. O documento pede que o MPF verifique as supostas ilegalidades na conduta da pasta e “que sejam tomadas as providências administrativas, civis ou penais cabíveis”.

“É estarrecedor e cruel! O governo Bolsonaro pediu investigações e fez representações contra os médicos que realizaram o aborto legal na criança de 11 anos. O Ministério que deveria amparar as Mulheres, violenta e ataca direitos. O quanto antes temos que derrotar esses crápulas!”, afirma Sâmia.

O caso

O The Intercept revelou que a juíza Joana Ribeiro Zimmer, à época titular da Comarca de Tijucas, tentou convencer uma menina de 11 anos, vítima de estupro, a não proceder o aborto legal. Antes disso, mandou a criança grávida para um abrigo, retardando o procedimento em um mês. Segundo ela, a decisão, salvaguardava a vítima do ao agressor e ainda salvaria “a vida do bebê”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores