Tempo esgotado para indefinição do PSOL-SC

Tempo esgotado para indefinição do PSOL-SC

A esquerda catarinense não se resume aos acordos de gabinete. Uma alternativa dos socialistas ainda é possível, e não surgirá do alinhamento automático e acrítico da chapa nacional Lula/Alckmin, tampouco da submissão ao consórcio Décio-Dário-Boeira-Merísio.

Márcio Vargas 21 jul 2022, 20:23


Enquanto a maioria dos estados têm pré-candidaturas do PSOL definidas, o partido em Santa Catarina segue sem nenhuma definição, exclusivamente pelo fracasso da tática da precária maioria interna. Por outro lado, os setores à esquerda têm condições de propor uma alternativa, para não seguirmos à deriva, numa condição marginal na frente ampla.

Santa Catarina tem se consagrado como um dos estados mais bolsonaristas na federação, segundo algumas pesquisas de opinião, e Lula está muito abaixo da média dos ensaios na comparação de SC com outros estados das regiões Sul e Sudeste. As incertezas sobre qual seria a chapa “lulista” colaboram para o fenômeno, entretanto, é importante perceber o quanto a esquerda catarinense é mequetrefe e se sujeita aos acordos de gabinete.

Os otimistas do alinhamento à Lula/Alckmin e seu fisiologismo tiveram seus planos frustrados na construção de uma frente de esquerda em SC. Está mais do que evidente a presença dos golpistas (Dário Berger e Jorge Boeira) e bolsonaristas “arrependidos”, como Gelson Merísio, como as mais importantes figuras da chapa petista. Nem mesmo as amizades “históricas” com o petismo foram suficientes para evitar a frustração do plano de emplacar para o PSOL a vaga de “senador do Lula”. Por isso, não será aceito pela base do partido uma candidatura avulsa ao Senado em nome de uma unidade que nunca existiu de fato, despotencializando também a chapa proporcional.

O PSOL à Esquerda, campo que reúne os setores não alinhados ao adesismo, deve se dispor a apresentar uma pré-candidatura a governador para furar a bolha e dialogar com amplos setores da classe trabalhadora. Contornar os prejuízos pela ausência do debate programático até aqui deve ser uma das medidas imediatas, na qual a contribuição da chapa de pré-candidaturas à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a Câmara Federal serão fundamentais. Não cabe ao PSOL um papel submisso de chancela aos acordos de gabinete e a ilusão de sua capacidade de derrotar o bolsonarismo catarinense.

Finalmente, é necessário avocar a Resolução aprovada na Conferência Eleitoral do PSOL-SC de convocar o Diretório Estadual para debater e reorientar a tática eleitoral do partido, para a construção de candidaturas próprias ao Senado e ao governo do Estado, no formato da proposta apresentada pelo campo à esquerda: com os movimentos sociais e os partidos políticos que se mantém na construção pelo “Fora Bolsonaro”.



TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi