Ministério Público Eleitoral pede a retirada de painéis com mentiras sobre comunismo

Ministério Público Eleitoral pede a retirada de painéis com mentiras sobre comunismo

Outdoors associam ideologia com PCC enquanto listam supostas virtudes da direita.

Redação da Revista Movimento 15 ago 2022, 18:58

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul a retirada de painéis que associam a esquerda ao PCC, entre outras mentiras. Os outdoors foram instalados na lateral do edifício Caraíva, na região central de Porto Alegre, e em um prédio na Avenida Benjamin Constant, no bairro São João, também na Capital.

As peças apócrifas apresentam duas colunas, uma verde e amarela, com a bandeira do Brasil no topo, e outra vermelha, com uma foice e um martelo, simbolizando o comunismo. Abaixo, uma série de comparações distorcidas e mentirosas. Enquanto o lado verde e amarelo reúne expresões como “vida”, “bandido preso” e “valores cristãos”, o oposto traz “aborto”, “bandido solto”, e “a favor do PCC”.

No alto do painel, a frase “você decide”, faz alusão às eleições deste ano. Ao fim da mensagem, há um convite para participação das festividades do 7 de setembro, data em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende mobilizar seus apoiadores com desfiles militares.

“Que disparate! A dualidade que o bolsonarismo tenta imprimir não é só hipócrita, é mentirosa e de um nível baixíssimo! A faixa, que está estendida perto da rodoviária de POA não passará batida”, reclamou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Parlamentares de esquerda registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil, fizeram representações junto ao MPE e denunciaram ao Tribunal Regional Eleitoral, por propaganda irregular e incitação ao ódio. Foi solicitada ainda uma investigação sobre quem financiou os anúncios caluniosos.

Os outdoors foram produzidos pela agência Life. Sócio da empresa, Leonardo Hoffmann – ele próprio um simpatizante de Bolsonaro – negou-se a informar o nome do contratante e a retirar as peças de um dos edifícios que, conforme o síndico, foi colocada sem autorização.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores