Parlamentares do PSOL pedem investigação sobre Aras

Parlamentares do PSOL pedem investigação sobre Aras

Procurador-geral da República teria trocado mensagens com empresários bolsonaristas.

Redação da Revista Movimento 25 ago 2022, 18:00

As deputadas federais do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Vivi Reis (PA) são favoráveis a uma investigação sobre o procurador-geral da República, Augusto Aras. Segundo fontes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e do Supremo Tribunal Federal (STF), nos celulares apreendidos com empresários bolsonaristas na terça-feira (23/08), havia troca de mensagens com o jurista, que também é o procurador-geral eleitoral.

As postagens ainda são mantidas sob sigilo, mas conteriam críticas à atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes e comentários sobre a candidatura de Jair Bolsonaro. Para as parlamentares, é preciso descobrir a natureza das relações do PGR com os empresários que, em um grupo de WhatsApp, trocaram mensagens golpistas que levantam a suspeita de patrocínio a atos antidemocráticos contra a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Aras cúmplice? Após contestar sem qualquer embasamento a busca e apreensão [de celulares de empresários bolsonaristas] de ontem, agora sabemos que o PGR se correspondia com alguns dos empresários golpistas. Com qual intuito? No mínimo suspeito. Investigação já!”, manifestou-se Sâmia Bomfim.

“É preciso apurar com rigor a denúncia de que os celulares dos empresários golpistas apreendidos na Operação de hoje registram trocas de mensagens com Aras que, além de PGR, é o procurador-geral-eleitoral. Se confirmadas as denúncias, ele precisa ser afastado imediatamente”, sugeriu Vivi Reis.

Fernanda Melchionna lembrou ainda da atuação omissa de Aras diante de posturas negacionistas, corruptas e antidemocráticas  de Jair Bolsonaro ao longo de seu mandato, possivelmente guiadas pela esperança de ver seu nome indicado ao STF.

“Não é segredo pra ninguém que considero Aras um aliado de primeira hora de Bolsonaro, e não a autoridade que deveria investigá-lo. Por isso, menos de um mês atrás a bancada do PSOL pediu seu impeachment. O que vem à tona é grave e pode explicar muita coisa”, avalia.

Relações perigosas

Aras é amigo próximo do empresário Meyer Nigri, da construtora Tecnisa, um dos alvos da operação da PF. O magnata, inclusive, teria sido fiador da ida de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral, tendo sido citado com gratidão pelo jurista em seu discurso de posse. Lembrando que Jair Bolsonaro indicou Aras ao cargo mesmo ele não estando entre os indicados para o cargo pela lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), tradição que era respeitada desde 2003.

Segundo reportagem do portal Metrópoles, que denunciou a troca de mensagens dos empresários, Nigri enviou ao grupo uma mensagem que dizia que o STF “será o responsável por uma guerra civil no Brasil” e outro que defendia a contagem paralela de votos na eleição por uma comissão externa.

Assessores de Augusto Aras informaram à imprensa que o procurador-geral tem conhecidos e amigos no mundo empresarial e que isso justificaria a troca de mensagens. As conversas seriam “superficiais” e não incluíram dados sobre ações da PGR.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi