Polícia investiga ameaças de morte contra Sâmia Bomfim
deputada-federal-samia-bomfim-psol_1_44484

Polícia investiga ameaças de morte contra Sâmia Bomfim

Líder do PSOL na Câmara recebeu mensagem de ódio por e-mail.

Tatiana Py Dutra 4 ago 2022, 09:42

A Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar a identidade do autor de uma ameaça de morte e estupro conta a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Por e-mail, o agressor faz xingamentos à parlamentar, faz menções ao seu peso e ameaçou estuprá-la e assassiná-la na frente de seu filho, Hugo, de 1 ano.

Conforme Sâmia, a mensagem foi recebida na quinta-feira passada e ela decidiu divulgar após episódios semelhantes aconteceram com a ex-deputada Manuela D’Ávila e outras parlamentares.”Acha que vai continuar exercendo este cargo de deputada federal até 2023? Nana-nina-não [sic], sua vadia. Vamos te amarrar e te estuprar na frente do seu filho Hugo e do Glauber”, diz o agressor, referindo-se ao companheiro de Sâmia, o deputado federal Glauber Braga.

A líder do PSOL na Câmara crê que o autor do ataque deseja vê-la “paralisada e rendida”, mas que não dará jamais “esse prazer nem a ele nem a todos aqueles que me atacam diariamente. Me apoio na imensa maioria de pessoas que tenho a responsabilidade de representar na política”.

A denúncia das ameaças às autoridades está de acordo com a Lei de Combate à Violência Política contra Mulheres, estabelecida no ano passado e regulamentada este ano. A legislação estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra  a mulher, acrescentando o crime de violência política de gênero ao Código Eleitoral.

“A violência de gênero não pode ser naturalizada. Essa agressão fascista contra as mulheres na política precisa parar. É fundamental responsabilizar os autores de cada um desses ataques. Mas, ao mesmo tempo, é preciso derrotar quem os estimula. Desde já, agradeço por todo apoio. Seguirei firme, não abaixarei a cabeça e convido todas as mulheres a se levantarem contra o machismo estrutural que busca nos impedir de avançar. Estejam certos: não recuaremos um milímetro sequer”, destaca Sâmia.

Violência afasta mulheres da política

Embora correspondam a 53% do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda são sub-representadas na política. No ranking da ONU sobre representação política em mulheres em parlamentos, o Brasil figura em 140º lugar. Atualmente, elas ocupam 77 das 513 cadeiras da Câmara de Deputados, e apenas 12 das 81 vagas no Senado.Além do desinteresse de certos partidos em reforçar seus quadros femininos,  a sub-representação de mulheres e outras minorias em cargos de poder está relacionada ao ódio ao qual são alvos na internet. Para aquelas que se aventuram, sobreviver na vida pública vem com o ônus de ser ofendida pessoalmente por milícias digitais e nunca avaliada pelo trabalho político. Conforme o Instituto Monitora, as candidatas que concorreram na última eleição recebiam em média 40 xingamentos por dia – só na plataforma Twitter -, a maioria envolvendo moral e aparência física; e o Observatório de Violência Política Contra a Mulher que aponta que 44% das candidatas a cargos eletivos nas Eleições Municipais de 2020 foram vítimas de atos violentos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão