A extrema direita e seus caminhos
Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

A extrema direita e seus caminhos

Os rumos da extrema-direita no Brasil.

A ideologia de liberação das armas, da necessidade das pessoas andarem aramadas para defender sua “liberdade”, que qualquer tipo de interferência do estado é o caminho para o totalitarismo e que o comunismo é uma ameaça constate vai necessariamente nos levar para espiral de violência rumo a barbárie.  A vida em sociedade pressupõe que os limites da liberdade não são dadas por decisão individual ou pela força individual de cada cidadão armado.  Evidente no capitalismo esses limites não são delimitados de forma democrática e coletiva, mas são decididas por um estado que representa em última instancia os interesses do capital.  Mas a extrema direita que substituir nossa republica pelo totalitarismo puro, onde o mais forte, manda sem nenhum tipo de mediação. 

A Agengica de segurança norte americana coloca que o extremismo da direita é maior preocupação de ataques. Seus dados de 2020 demonstram que quase 70% dos atentados e conspirações que o país sofreu nos primeiros oito meses do ano se enquadram na “supremacia branca”, categoria enquadrada na extrema direita. Nestes ataques morreram 39 pessoas. O próprio Comitê Antiterrorismo da ONU foi recentemente obrigado a emitir um alerta contra a “crescente ameaça transnacional do terrorismo de extrema direita”. Os diferentes alertas marcam uma tendência: nos últimos cinco anos, os ataques extremistas rotulados de extrema-direita cresceram 320% em todo o mundo, segundo o Índice Global de Terrorismo.

Nas últimas semanas tivemos os exemplos práticos das consequências da política da extrema direita.  No Brasil, Roberto Jeferson resolve enfrentar a bala o mandato de prisão determinado pelo STF.  Dois agentes da Politica Federal são feridos e depois de uma negociação que envolveu o ministro da Justiça de Bolsonaro Jeferson de entrega.  Nos EUA, um lunático anti vacina da extrema direita invadiu a casa da presidente da Câmara, Nancy Pelosi O alvo era a própria Nancy Pelosi, mas como ela não estava na residência, o seu marido foi brutalmente agredido pelo invasor. 

Na véspera da eleição brasileira a deputada Carla Zambeli persegue e ameaça com uma arma um homem negro porque ela sentiu ofendida em uma discussão em um restaurante.  Se continuarmos nessa escalada onde vamos parar ? Um Bolsonarista toda vez que se sentir ameaçado em uma discussão vai se achar no direito de sacar a arma? 

A vitória de Lula significa uma derrota nas urnas da extrema direita e uma vitória distorcidas da classe trabalhadora. Mas essa derrota não significa o fim do bolsonarismo e no próximo período a esquerda anticapitalista precisa impulsionar nas ruas, nos locais de estudos e de trabalho a luta para derrotar a extrema direita.  Essa luta não será fácil e nem tranquila, mas temos todas as condições para vencer.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi