Luciana Genro propõe conceder medalha do Mérito Farroupilha a Seu Jorge
seu_jorge2-26776687

Luciana Genro propõe conceder medalha do Mérito Farroupilha a Seu Jorge

Alvo de ataques racistas em Porto Alegre, cantor pode receber a maior honraria da Assembleia Legislativa do RS

Redação da Revista Movimento 25 out 2022, 15:53

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do rio Grande do Sul para distinguir o músico Seu Jorge com a  medalha do Mérito Farroupilha. É a maior honraria do Legislativo gaúcho. O pedido será apreciado em reunião da mesa, em 1º de novembro.

Para a parlamentar, a medalha seria uma “resposta firme e forte contra o racismo”, depois de o artista ter sofrido ataques racistas durante apresentação no clube Grêmio Náutico União (GNU), em 14 de outubro. A Polícia Civil e o Ministério Público investigam o episódio.

“A medalha vem no sentido de levar este reconhecimento ao trabalho do Seu Jorge e todo nosso apoio para fortalecer a luta antirracista”, disse Luciana. “Tenho certeza que a Assembleia Legislativa dará esse importante passo”, completou.

Durante os quatro anos de mandato, cada deputado estadual pode conceder apenas uma medalha do Mérito Farroupilha, e Luciana ainda não havia concedido a honraria na atual legislatura.

Reações

Na segunda-feira (17), Seu Jorge divulgou um vídeo sobre o ataque sofrido em Porto Alegre

“O que eu quero dizer aqui é que eu não reconheci a cidade que eu aprendi a amar. Não era a cidade que eu conhecia, dos inúmeros shows com as bandas amigas, O Rappa, Planet Hemp, Farofa Carioca e por aí vai. (…) Na verdade, o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, disse o cantor no vídeo, gravado em frente a uma bandeira do Rio Grande do Sul.

Seu Jorge convocou os gaúchos a se unirem no combate ao racismo estrutural brasileiro:

“Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil”, afirmou.

No dia seguinte, a delegada Andrea Mattos, da Delegacia de Combate à Intolerância, afirmou que analisou imagens do evento e que era possível confirmar que houve manifestações racistas no show. 

“Eu consegui escutar a palavra ‘macaco’ num dos vídeos, até de sons fazendo referência ao animal. É um pouco difícil, há muito barulho no vídeo, mas consegui ouvir a palavra ‘macaco’”, afirmou.

No sábado (22), organizações sociais de ativistas negros fizeram um protesto na Praça da Encol, no bairro Bela Vista, partindo em caminhada até o clube. 

“Porto Alegre é a cidade mais segregada racialmente do Brasil. Estar aqui no Bela Vista, o bairro mais elitizado da cidade, para protestar contra o racismo sofrido pelo Seu Jorge, é fundamental para dar o recado de que os racistas não passarão. Estamos no coração do racismo em Porto Alegre. Nós vamos resistir”, destacou  o militante do PSOL e do movimento Vidas Negras Importam RS, GIlvandro Antunes, em fala aos manifestantes.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão