Lula costura novas alianças para vencer Bolsonaro
8684AB8E-2270-4A56-9873-D04B0A250159

Lula costura novas alianças para vencer Bolsonaro

PDT e Cidadania decidiram apoiar candidatura do petista no segundo turno.

Tatiana Py Dutra 4 out 2022, 18:11

Um acordo desejado por dissidentes e por grande parte do PDT ainda no primeiro turno da corrida à Presidência da República, foi fechado nesta terça-feira (4): o diretório nacional do partido trabalhista anunciou apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a eleição de 30 de outubro.

A adesão tardia se deveu, em grande parte, às mágoas do candidato do partido, Ciro Gomes, contra Lula e o PT. Após terminar o primeiro turno em quarto lugar, e ante a necessidade de derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, o ex-ministro capitulou. Após reunião da cúpula pedetista, na segunda-feira, com a participação de Ciro, a aliança irrestrita foi definida.

Hoje, cerca de uma hora do anúncio, feito pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro Gomes anunciou a jornalistas que “acompanha a decisão do partido”, apesar de lamentar que o segundo turno traga duas opções “insatisfatórias”, Porém, acrescentou que, “frente às circunstâncias”, o apoio a Lula era a “última saída”.

“Ao povo brasileiro me dirijo: fiquem certos de que, como sempre fiz, vou fiscalizar e acompanhar de perto o dia a dia do governo que assumirá em janeiro. Assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para o nosso país”, finalizou Ciro Gomes.

Mais apoio

Também nesta terça-feira, o Cidadania anunciou apoio a Lula. A decisão foi definida em reunião da Executiva da sigla.

“[O partido] decidiu pelo apoio ao candidato do PT no segundo turno. Uma decisão que foi quase por unanimidade. Tivemos três votos defendendo a neutralidade. E unanimidade contra Bolsonaro”, declarou Roberto Freire, presidente da legenda. “Bolsonaro, nesses quatro anos, demonstrou o seu total desrespeito às instituições democráticas. Por causa de todo esse risco, vamos votar no número 13”, completou Freire, que já havia declarado apoio pessoal à candidatura de Lula na segunda-feira (3).

No primeiro turno, o Cidadania apoiou a candidata derrotada do MDB à Presidência, Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar com 4,16% dos votos válidos. Parte do PT espera que a ex-candidata também declare seu apoio à candidatura de centro-esquerda.

A presidenta do PSOL no Rio Grande do Sul, Luciana Genro, comemorou as novas adesões à campanha, especialmente a do PDT e de Ciro Gomes.

“Todas as forças democráticas do país precisam cerrar fileiras para eleger Lula neste segundo turno. Esse é o único caminho para derrotar Bolsonaro e poder seguir a luta contra a extrema direita em melhores condições no próximo período. Que bom que o PDT apresenta essa compreensão e que Ciro Gomes está seguindo a orientação partidária. Vai ser preciso muita luta, trabalho e organização até o dia 30 de outubro para conquistarmos a vitória. E cada partido e liderança política que compreender a gravidade do momento que vivemos será muito bem vindo e necessário nesta batalha”, afirma.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi