Fábio Felix protesta contra canetaço de Ibaneis Rocha
transito_esplanada_jogo_brasil

Fábio Felix protesta contra canetaço de Ibaneis Rocha

Por decreto, governador do DF instituiu estacionamentos rotativos na capital federal

Tatiana Py Dutra 23 nov 2022, 14:44

Em um canetaço, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou uma lei complementar que prevê a criação de estacionamentos rotativos pagos em áreas públicas da capital federal. Isso dará início ao processo de licitação e implementação do serviço, que é promessa de campanha do governo alinhado a Jair Bolsonaro, mas que contraria o desejo da população.

A justificativa para a implantação de uma parceria público privada de 20 anos seria incentivar o uso de transporte coletivo na capital federal, o que reduziria os congestionamentos crônicos em Brasília – cuja frota de veículos leves ultrapassa 1,7 milhões de unidades.

Porém, o projeto não prevê soluções para outro problema crônico do Distrito Federal: a precariedade do serviço de transporte coletivo. Os passageiros de Brasília contam com veículos sucateados, falta de linhas e horários, além de reduzida e deficiente linha de metrô.

Em discurso na Câmara Legislativa do DF, o deputado distrital Fábio Felix, cobrou da administração Ibaneis que o projeto seja discutido antes que seja dado andamento a qualquer licitação. Ele afirma que seu mandato defende iniciativas que diminuam a circulação de carros em Brasília, mas argumenta que o projeto, batizado de Zona Verde,  “ataca as consequências sem propor nenhuma mudança para resolver as causas que colocam quase 2 milhões de veículos circulando na cidade”.

“O governo não investiu e não investe no transporte público e quer privatizar todas as áreas comerciais e residenciais de estacionamento no Plano Piloto. Ele vai impedir que o trabalhador venha de Planaltina, de São Sebastião, do Recanto das Emas, de carro, para

o seu trabalho, porque ele não vai ter onde estacionar ou vai pagar caro para estacionar, mas não investe no transporte público e na melhoria dos ônibus. Uma medida como essa tem que ser uma medida de um governo que investe no metrô, na troca da frota do ônibus, num governo que aumenta o número de linhas de ônibus”, defende Felix.

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (Semob) será responsável por elaborar, processar e efetivar o contrato de concessão de serviço público. A pasta também irá regulamentar, gerenciar e fiscalizar a concessão do serviço. O órgão antecipa que o processo de licitação deve ser lançado no primeiro semestre de 2023, e que as  tarifas deverão ser de R$ 3 para os carros e R$ 1,50 para motos.

A pasta prevê essa cobrança de estacionamento no Plano Piloto, Sudoeste, SIG, SIA e em bolsões de estacionamento perto de estações do metrô e do BRT.

“Por que não transformar estacionamentos em praças públicas? Por que entregar para uma empresa cobrar? Uma proposta como essa precisa de ampla discussão com a sociedade civil e não pode ser feita por decreto por parte do governo do Distrito Federal”, protestou Felix, que protocolou pedido para que o titular da Semob, Walter Casimiro, vá a CLDF para prestar esclarecimentos à sociedade e aos parlamentares sobre esse projeto


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi