Liberdade para o sociólogo Oscar-René Vargas!
2021112114223457853

Liberdade para o sociólogo Oscar-René Vargas!

Abaixo-assinado pede liberdade para professor e historiador nicaraguense, reconhecido pela defesa dos direitos democráticos

Ana Mercedes Sarria Icaza 29 nov 2022, 11:04

Na terça-feira, 22 de novembro, o sociólogo, economista e cientista político nicaraguense Oscar-René Vargas, de 77 anos, foi capturado de forma violenta e arbitrária pelas forças policiais nicaraguenses enquanto visitava sua irmã doente. Seu delito? Dissentir da deriva autoritária do governo de Daniel Ortega e escrever e publicar artigos e análises a esse respeito.

Vargas é um intelectual com uma vasta obra reconhecida nacional e internacionalmente, com muitos livros e trabalhos publicados sobre as formações sociais centro-americanas. Participou da luta contra a ditadura de Somoza desde os anos 60, tendo, em uma ocasião, salvo a vida do próprio Daniel Ortega. Esteve comprometido com a defesa das conquistas sociais da revolução sandinista e, coerente com esse compromisso, assumiu nos últimos anos uma postura crítica ao atual regime, pela qual foi ferozmente perseguido e hoje é encarcerado. Vargas vem agora a somar-se à lista das mais de 220 pessoas presas políticas na Nicarágua, que sofrem graves violações aos seus direitos como seres humanos  

É urgente denunciar este atropelo e demandar sua liberação, como têm feito diversas organizações que congregam intelectuais e pesquisadores, entre as quais a Associação Latino-americana de Ciências Sociais (Alas) e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso).

O manifesto contido neste site é uma iniciativa de intelectuais de diversos países e está aberto para assinaturas de todas e todos que queiram se somar para protestar energicamente por esta prisão arbitrária e exigir sua liberação imediata. Nós, os integrantes do Comitê Brasileiro de Solidariedade com o povo da Nicarágua, apoiamos esta iniciativa e chamamos a assinar o manifesto através deste e-mail.

Pensar criticamente não é um delito!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores