Liberdade para o sociólogo Oscar-René Vargas!
Abaixo-assinado pede liberdade para professor e historiador nicaraguense, reconhecido pela defesa dos direitos democráticos
Na terça-feira, 22 de novembro, o sociólogo, economista e cientista político nicaraguense Oscar-René Vargas, de 77 anos, foi capturado de forma violenta e arbitrária pelas forças policiais nicaraguenses enquanto visitava sua irmã doente. Seu delito? Dissentir da deriva autoritária do governo de Daniel Ortega e escrever e publicar artigos e análises a esse respeito.
Vargas é um intelectual com uma vasta obra reconhecida nacional e internacionalmente, com muitos livros e trabalhos publicados sobre as formações sociais centro-americanas. Participou da luta contra a ditadura de Somoza desde os anos 60, tendo, em uma ocasião, salvo a vida do próprio Daniel Ortega. Esteve comprometido com a defesa das conquistas sociais da revolução sandinista e, coerente com esse compromisso, assumiu nos últimos anos uma postura crítica ao atual regime, pela qual foi ferozmente perseguido e hoje é encarcerado. Vargas vem agora a somar-se à lista das mais de 220 pessoas presas políticas na Nicarágua, que sofrem graves violações aos seus direitos como seres humanos
É urgente denunciar este atropelo e demandar sua liberação, como têm feito diversas organizações que congregam intelectuais e pesquisadores, entre as quais a Associação Latino-americana de Ciências Sociais (Alas) e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso).
O manifesto contido neste site é uma iniciativa de intelectuais de diversos países e está aberto para assinaturas de todas e todos que queiram se somar para protestar energicamente por esta prisão arbitrária e exigir sua liberação imediata. Nós, os integrantes do Comitê Brasileiro de Solidariedade com o povo da Nicarágua, apoiamos esta iniciativa e chamamos a assinar o manifesto através deste e-mail.
Pensar criticamente não é um delito!