Atos em solidariedade ao povo peruano: Fora, Dina Boluarte!
Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre sediarão manifestações contra golpe parlmentar que derrubou Castillo
Desde o último dia 7, milhares de pessoas têm ido às ruas no Peru em resposta à crise política e social que se instaurou no país desde o golpe parlamentar sofrido pelo presidente Pedro Castillo. De lá para cá, mais de 20 pessoas já foram assassinadas pelo governo assassino de Dina Boluarte – muitos deles jovens, incluindo menores de idade. A situação está cada vez mais grave, chegando ao ponto de a polícia peruana estar invadindo sedes de movimentos sociais e de partidos políticos, como a CCP, Confederação Campesina do Peru, e o Nuevo Perú, um dos principais partidos da esquerda peruana.
Enquanto muitos perdem a vida, o governo e o Congresso golpista, junto com a mídia tradicional, acusam lutadoras e lutadores de terrorismo, plantando provas contra peruanos que chegam a Lima de várias províncias para se somar à luta da população da capital. É fundamental que toda a esquerda internacionalista preste solidariedade ao povo peruano e exija a renúncia da presidenta Dina Boluarte e a queda imediata do Congresso. O povo peruano pede novas eleições com novas regras e a instauração de uma Assembleia Constituinte.
Aqui no Brasil, serão realizados alguns atos em apoio ao povo peruano e chamamos a todas e todos a se somarem a essas iniciativas que denunciam a grave situação que ocorre no Peru. Confira:
São Paulo
- Quarta-feira, 21/12, às 14h, no Consulado Peruano de SP (Avenida Paulista, 2.439)
Rio de Janeiro
- – Quinta-feira, 22/12, às 14h, no Consulado Peruano do RJ (Avenida Rui Barbosa, 314)
Porto Alegre
- Segunda-feira, 26/12, às 12h, na Esquina Democrática.