Em entrevista, Sâmia afirma que maioria não quer PSOL no governo Lula
deputada-federal-samia-bomfim-psol_1_44484

Em entrevista, Sâmia afirma que maioria não quer PSOL no governo Lula

À Folha, líder de bancada projeta resultado de reunião do Diretório Nacional do partido

Tatiana Py Dutra 5 dez 2022, 14:00

Em 17 de dezembro, o Diretório Nacional do PSOL baterá o martelo sobre compor ou não o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, segundo cálculos da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), a tendência é que o “não” prevaleça. Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, essa opção já reúne maioria dentro do partido.

“A gente quer ter liberdade para se posicionar como o PSOL sempre se posicionou, como a ala à esquerda no Congresso Nacional, e vocalizar pautas que a gente sabe que ninguém vai pautar”, diz Sâmia à coluna. “Temas relativos a direitos humanos, por exemplo, é muito comum que não sejam pautados em função de acordos feitos com fundamentalistas, com setores mais conservadores. A gente quer manter a independência para seguir pautando. Essa é a nossa vocação no Parlamento”, continua.

Entre parlamentares que apoiam a proposta estão os deputados federais Talíria Petrone (RJ), Glauber Braga (RJ), Erika Hilton (SP) e Fernanda Melchionna (RS).

“Apoiaremos o governo Lula nas boas lutas a favor do povo. Mas sem abrir mão da nossa independência política. O PSOL não compactua com a tal ‘governabilidade’ e nem pode estar refém das amarras do poder”, sustenta Fernanda.

O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, e o deputado federal eleito Guilherme Boulos (SP) são a favor de que o partido ocupe cargos no novo governo, tanto que fazem parte da equipe de transição de Lula. Para Sâmia, essa participação comprometeria a integridade da posição do partido sobre diversos temas. A postura independente da sigla foi traduzida, recentemente,por sua recusa em apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, mesmo com apoio do PT e de outros partidos do campo democrático que apoiaram Lula.

“A estrutura de governo é muito sedutora. Não é um aspecto moral ou individual, mas ela molda a posição, ela molda a ideologia partidária. A gente acha que se o PSOL se enveredar por esse caminho agora, pode perder um pouco da sua função, da sua existência”, acrescenta.

Apoio com independência

Sâmia rebate críticas de que o PSOL tenha intenção de fazer oposição intransigente ao PT ou se alinhar à oposição, depois de ter ajudado Lula a vencer as eleições.

“A gente vai estar na linha de frente para garantir que o programa do Lula possa ser aplicado no Brasil. Mas a gente sabe que, pela própria composição [com outros partidos] que foi necessária ser feita, em especial no segundo turno, podem ter muitos temas com os quais a gente discorda”, afirma.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi