MPF apura novo ataque da Funai e do Ibama contra terras indígenas
terra_indigena

MPF apura novo ataque da Funai e do Ibama contra terras indígenas

Liderados por bolsonaristas, órgãos endossaram medida que permite exploração de madeira em áreas indígenas

Tatiana Py Dutra 22 dez 2022, 18:05

Atendendo a representação de deputados federais do PSOL, o procurador regional da República no Distrito Federal Wilson Rocha de Almeida Neto abriu um inquérito para investigar uma autorização concedida pelo governo Jair Bolsonaro (PL) para exploração de madeira em terras indígenas. 

Uma instrução normativa assinada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, no último dia 16, autoriza “manejo florestal sustentável em caráter comunitário em terras indígenas. O texto acrescenta ainda que a exploração de madeira poderá ser executada por organizações de povos originários ou “organizações de composição mista” (não indígenas), após “consulta prévia” aos donos das terras. Não há detalhes na instrução sobre como essa consulta seria conduzida.

No mesmo dia 16, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, publicou nota em prol da autorização da Funai, justificando que essa seria uma “reivindicação antiga de diversas etnias”, que a medida permitiria a criação de renda de maneira sustentável nas aldeias indígenas, além de ajudar no combate ao desmatamento ilegal.

Como a instrução normativa fere a Constituição – que proíbe a exploração de madeira em terras indígenas -, a bancada do PSOL recorreu ao Ministério Público Federal (MPF), que enxergou ilegalidades na proposita. Agora, os presidentes do Ibama e da Funai têm até a sexta-feira (30) para prestar esclarecimentos sobre as providências adotadas para assegurar a tal consulta prévia aos povos indígenas – regulamentada por uma convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário desde 2002 – bem como sobre os estudos de impacto ambiental da exploração de áreas de conservação em território indígena.

Como a instrução normativa só entra em vigor 30 dias depois da publicação, esse derradeiro ataque dos bolsonaristas na chefia do Ibama e da Funai pode acabar entrando no “Revogaço” prometido por Lula.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi