Novo governo revoga ações de Bolsonaro contra direitos reprodutivos das mulheres
image_processing20200817-7169-dh7kwk

Novo governo revoga ações de Bolsonaro contra direitos reprodutivos das mulheres

Portaria que tornava o aborto legal um caso de polícia foi extinta

Tatiana Py Dutra 18 jan 2023, 12:00

O Ministério da Saúde revogou, na segunda-feira (16), uma portaria que dificultava o aborto legal no Brasil – procedimento permitido em caso de risco de morte para a mulher, quando a gravidez é resultante de um estupro ou se o feto é anencefálico. O documento, instituído em setembro de 2020, exigia comunicação à autoridade policial sobre os casos de meninas ou mulheres.  

O texto justificava a medida pela necessidade de se preservar possíveis evidências materiais do crime de estupro da qual a gestante fora vítima e mesmo fragmentos de embrião ou feto. Uma tentativa inequívoca de ameaçar e constranger meninas e mulheres que buscassem interromper a gravidez nos serviços públicos de saúde. Segundo o ministério, essa política contraria as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acaba mais um retrocesso e ataque brutal ao direto ao aborto legal do governo derrotado. Aborto nao é caso de polícia, e sim de saúde pública”, celebra a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Em outra ação no mesmo sentido, na terça-feira (17), o governo Lula anunciou a retirada do Brasil do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família. Trata-se de uma aliança internacional antiaborto criada em 2020 pelo então presidente dos EUA, Donald Trump. O Brasil sob Jair Bolsonaro (PL) foi um dos 34 signatários da declaração, ao lado de nações ultraconservadoras, como Egito, Hungria, Indonésia e Uganda. 

O consenso consistia em renegar votações em fóruns internacionais sobre educação sexual e direitos reprodutivos, sob a tese de abrirem caminho para a legalização do aborto. A justificativa para suas ações deletérias eram “preocupação com a saúde da mulher, proteção da vida humana, fortalecimento da família e defesa da soberania das nações na criação de políticas próprias de proteção à vida”.

A saída do Brasil desse pacto foi anunciada em nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores, Saúde, das Mulheres e Direitos Humanos. O governo alega que decidiu “atualizar” o posicionamento do Brasil em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres. 

“O objetivo é de melhor promover e defender os mais altos padrões dos direitos humanos e liberdades fundamentais, em linha com a legislação brasileira e os compromissos assumidos pelo país no plano regional e multilateral”, diz a nota..

“Uma ação fundamental! Precisamos deixar pra trás a política misógina de Bolsonaro e avançar em direitos sexuais e reprodutivos!’, comenta a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi