Oposição prepara pedido de impeachment de Ibaneis Rocha, diz Fábio Felix
ibaneis e anderson

Oposição prepara pedido de impeachment de Ibaneis Rocha, diz Fábio Felix

Bloco também vai propor a abertura de CPI para apurar prevaricação das forças de segurança do DF

Tatiana Py Dutra 9 jan 2023, 14:16

A sessão extraordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) desta segunda-feira (9) promete ser tensa. Um dia após radicais bolsonaristas terem causado depredação inédita nas sedes dos Três Poderes, os deputados distritais – conservadores em maioria – precisarão se posicionar não apenas sobre os crimes cometidos, mas sobre o destino do governo distrital.

Ainda no domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a intervenção na Segurança Pública do DF. Já o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias. A decisão foi tomada no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual Moraes é relator, acatando requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu Moraes na decisão.

Em concordância com o ministro, parlamentares de oposição planejam apresentar, ainda na sessão desta segunda-feira, o pedido de impeachment de Ibaneis, bolsonarista que há uma semana começou seu segundo mandato à frente do Palácio do Buriti.

“O governador do DF é responsável direto pelas cenas lamentáveis que atentaram contra a democracia e as instituições. É inaceitável que o Distrito Federal tenha recebido quase R$ 9 bilhões para garantir a segurança das sedes dos Três Poderes e ainda assim tenha permitido acontecer os episódios terroristas de ontem. Dar o aval para a entrada de manifestantes golpistas na Esplanada, sabendo que suas pautas são autoritárias e inconstitucionais, foi conivência com uma tragédia anunciada”, comenta o deputado Fábio Felix (PSOL).

Segundo o parlamentar, Ibaneis Rocha mostrou ser inapto para ocupar o cargo de governador. 

“Brasília têm sido antro de extremistas de direita há meses, e mesmo com diversos pedidos formalmente protocolados inclusive por mim, as forças de segurança não foram convocadas para agir. Por isso, vamos apresentar, junto com outras entidades, pedido na CLDF para o impeachment de Ibaneis, um representante escolhido pelo povo não pode ser omissivo quanto ao cumprimento de seus deveres funcionais e permissivo como a violência e barbárie”, afirma.

CPI da segurança

Outra proposta que deve ser apresentada pela oposição é para abrir uma comissão parlamentar de inquérito para apurar a negligência das forças de segurança do DF, avaliando a existência do crime de prevaricação por parte de agentes públicos.

Imagens registradas pela imprensa e pelos baderneiros bolsonaristas mostram que membros da PMDF não apenas escoltaram os militantes até a Praça dos Três Poderes, como não reagiram após a invasão dos palácios. Em uma delas, é possível ver agentes tirando fotos, confraternizando com os manifestantes e até indicando aos terroristas pontos importantes dos prédios públicos que viriam a ser destruídos.

“A ação da Secretaria de Segurança pública foi absolutamente incompetente e omissa. Todos os sinais de violência e terrorismo já estavam dados e, mesmo assim, o GDF não agiu para impedir que golpistas destruam o patrimônio público e espalhem o terror no DF. A atuação do secretário [agora, ex-secretário, Anderson Torres] e do Comando precisam ser investigadas com rigor”, afirmam, em nota, os distritais do PSOL Fábio Felix e Max Maciel. “É inadmissível a conduta amistosa com criminosos. Vamos exigir respostas e punição”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi