PSOL pedirá abertura de CPI sobre atos terroristas no DF

PSOL pedirá abertura de CPI sobre atos terroristas no DF

Radicais bolsonaristas invadiram e causaram destruição nas sedes dos Três Poderes. Comissão poderá investigar empresários e politicos por trás de atos terroristas

Tatiana Py Dutra 9 jan 2023, 10:35

Uma sequência de medidas investigativas e punitivas vem sendo levada à cabo no Executivo e Judiciário brasileiro após a destruição do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por uma horda de bolsoterroristas no último domingo (8), em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal (DF), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), que antes disso exonerou o secretário de Segurança, Anderson Torres. Ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Torres pode perder ainda a liberdade se o pedido da Advocacia-geral da União (AGU) for acatado pelo Supremo.

E conforme a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), o Legislativo também irá encaminhar sua reação.

“Vamos apresentar o pedido de CPI dos atos golpistas assim que abrir o ano legislativo. É preciso identificá-los, bem como seus financiadores, inclusive internacionais, para que sejam responsabilizados. Importante que os demais partidos se somem a esta luta!”, afirma.

“Além da identificação e punição dos criminosos e das autoridades negligentes, é imprescindível a cassação dos atores políticos envolvidos, na organização e financiamento, dos atos nitidamente orquestrados!”, completa a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Apesar do recesso parlamentar, deputados e senadores se dirigem para nesta segunda Brasília atendendo à convocação do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para analisar o decreto de intervenção no DF.

PMDF e Exército esvaziam acampamento

Também nesta segunda-feira (9), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Exército realizam o esvaziamento e desmonte do acampamento bolsonarista montado há 70 dias na frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Pouco depois das 9h, cerca de 1,2 mil radicais começaram a ser retirados do local em 40 ônibus. O grupo deve ser encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde os radicais passarão por uma triagem. 

Centenas de ocupantes do local deixaram o local a pé, de forma espontânea durante a madrugada. Enquanto isso, a Polícia Federal buscava por possíveis financiadores dos atos golpistas em hotéis da capital federal.

“Com fascistas não tem diálogo. A invasão golpista no Congresso Nacional mostra que é urgente a desarticulação dos acampamentos nos QGs e a investigação e responsabilização de quem está financiando e protagonizando esses atos antidemocráticos”, disse a deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA).

Manifestações pró-democracia

Em resposta aos atos terroristas realizados em Brasília, várias manifestações populares a favor da democracia devem ser realizadas nesta segunda-feira em várias cidades brasileiras. Confira algumas

São Paulo

  • No Masp , às 18h

Rio de Janeiro

  • Na Cinelândia , às 18h

Porto Alegre

  • Esquina Democrática – 18h

Brasília

  • Praça do Buriti – 17h

TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi