No dia 9 de fevereiro, milhares de pessoas foram às ruas em todo Peru para exigir a imediata renúncia da presidenta golpista Dina Boluarte. A partir do chamado das Centrais Sindicais peruanas, em conjunto com movimentos sociais e partidos políticos, a solidariedade internacional se fez presente nas ruas de São Paulo.
Em São Paulo, mais de 100 pessoas, representantes de partidos políticos, sindicatos, movimentos de juventude e em conjunto com a comunidade peruana, estiveram em frente ao Consulado Geral do Peru na Avenida Paulista para prestar solidariedade ao povo peruano que está nas ruas lutando por seus direitos, para exigir a renúncia de Boluarte, mas também para pedir que o Governo Lula rompa imediatamente relações com o governo golpista peruano e que deixe de enviar munição ao país vizinho, que já foi responsável pela morte de mais de 60 pessoas.
O PSOL se fez presente nesta manifestação e contou com as presenças da vereadora de São Paulo, Luana Alves, e da das Codeputadas Estaduais pelo Movimento Pretas, Monica Seixas e Leticia Chagas.
No Rio de Janeiro, organizações e ativistas de esquerda também estiveram novamente em frente ao consulado peruano na cidade, no bairro do Flamengo, denunciando a ditadura de Boluarte e exigindo punição aos responsáveis pelas dezenas de assassinatos e pela violência sistemática aplicada contra os manifestantes no país.
Carolina Ucha é militante do MES/SP e da Executiva Estadual do PSOL.