Moradores de Campinas protestam contra projeto de reurbanização
PIDS

Moradores de Campinas protestam contra projeto de reurbanização

Em abaixo-assinado, mudança no zoneamento do bairro Barão Geraldo vai sobrecarregar infraestrutura e meio-ambiente de toda a cidade

Tatiana Py Dutra 28 fev 2023, 10:10

As chuvas de verão também cobram seu preço nas metrópoles. Ontem (27/02), a cidade de Campinas foi atingida por uma forte tempestade. O córrego da Avenida Orosimbo Maia transbordou e várias regiões ficaram alagadas.

Na Vila Itapura, um motorista ilhado dentro de seu veículo precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Em uma escola da Cidade Jardim, estudantes precisaram subir em cadeiras quando as salas de aulas inundaram.

Para a vereadora Mariana Conti (PSOL), os efeitos da chuva são sinal do descaso da prefeitura em fazer os investimentos necessários em infraestrutura. E o futuro pode ser ainda pior, segundo ela, caso o prefeito Dário Saadi (PSDB) leve a cabo seu projeto de facilitação de grandes empreendimentos imobiliários.

“É o caso do PIDS em Barão Geraldo, o adensamento do Centro e no entorno do aeroporto. É uma cidade voltada para a especulação imobiliária e não para os moradores”, denuncia.

A criação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS) vem gerando polêmica no bairro Barão Geraldo. Trata-se de um projeto que altera o zoneamento de uma área de 17 milhões de m2, implantando um modelo urbanístico com novos modelos de moradia, negócios na área de ciência e tecnologia, serviços, lazer e cultura. Na prática, isso significa comprometer 10 milhões de m2 de área verde que terão o zoneamento modificado para permitir a implantação de grandes empreendimentos. Mais 5,6 milhões de metros quadrados seriam adicionados ao perímetro urbano de Barão Geraldo, cujo casario ganharia a vizinhança de prédios de sete andares e de uma tal “torre sem limite de pavimentos”.

Parte da comunidade acredita que o projeto compromete o bioma e a situação da região, e também antecipa problemas viários, de saneamento e infraestrutura pública com os novos empreendimentos e o aumento da população.

“Nossos centros de saúde serão ainda mais sobrecarregados, aumentarão os problemas de trânsito e não há nenhuma proposta de melhoria e manutenção das áreas já urbanizadas”, diz o grupo de moradores, que criou um abaixo-assinado para se contrapor ao projeto.

Especulação imobiliária

O projeto do PIDS foi apresentado no ano passado e segue em discussão pública desde então. Segundo a vereadora, iniciativas como essas beneficiam grandemente os especuladores, dispensados até dos custos que grandes empreendimentos costumam gerar a um município. Isso porque, há cinco anos, a prefeitura concedeu isenção da outorga onerosa pelo direito de construção. A prefeitura já admitiu que a benesse gerou um rombo no caixa, mas não divulgou nenhum levantamento do montante que poderia ter sido arrecadado no período.

“Os problemas da população de Campinas, como a melhoria dos serviços públicos, a garantia de direitos básicos como moradia e alimentação e a preservação do meio ambiente são deixados de lado enquanto há um esforço gigante de entregar o município na mão dos especuladores. Chega! O PIDS em Barão Geraldo trará impactos que serão sentidos em toda a cidade, além de reafirmar uma lógica excludente que permeia todo o município, inclusive em outros projetos novos em outras áreas”, argumenta Mariana Conti.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Tatiana Py Dutra | 28 mar 2024

‘Filho 04’ vira réu por fraude no DF

Jair Renan e seu sócio teriam falsificado documento para obter empréstimos bancários
‘Filho 04’ vira réu por fraude no DF
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!