Vereadora de Campinas lança campanha Escola sem Fascismo
Frente-SITE-ESCOLA-SEM-FASCISMO-1024x576-1

Vereadora de Campinas lança campanha Escola sem Fascismo

Proposta de Mariana Conti visa a qualificação de docentes para combater ideologias extremistas, enquanto parlamentares de direita tentam impor militarização das escolas

Tatiana Py Dutra 15 fev 2023, 11:30

Parlamentares de esquerda da Câmara de Vereadores de Campinas tentam barrar a criação de uma Frente Parlamentar da Escola Cívico-Militar. O requerimento de autoria de Nelson Hossri (PSD) seria votado no último dia 8 de fevereiro, mas a apreciação foi adiada por falta de quórum.

A militarização de escolas públicas é tema de debates recorrentes pelo menos desde 2019, quando o município foi indicado pelo governo federal para receber uma unidade cívico-militar na Escola de Ensino Fundamental Odila Maia Rocha de Brito. O processo acabou suspenso pelo Ministério da Educação (MEC) em abril de 2020, por conta dos prazos necessários para consulta pública e questões burocráticas que envolveriam a implantação. Também pesou na decisão a forte resistência de pais, alunos e docentes.

No ano seguinte, porém, o assunto voltou à tona na Câmara, por meio de proposta do vereador Major Jaime (PP). A Casa chegou a definir os integrantes de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar e discutir a militarização. A proposta, porém, não prosperou.

Em janeiro de 2022, na abertura da gestão do prefeito Dario Saadi (PSDB), o novo secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, descartou a possibilidade de adotar o modelo cívico-militar na rede de educação básica do município. No entanto, disse não se opor à ideia de o governo federal construir uma unidade extra para esta finalidade.

Vereadora do PSOL, Mariana Conti qualifica como “esdrúxula” a retomada dessa pauta por parlamentares de extrema direita e da base do governo municipal na Câmara. Segundo ela, há debates mais urgentes relacionados à Educação, e a frente não é uma delas.

“Essa gente acha que a escola cívico-militar é a solução para todos os problemas. É uma proposta esdrúxula de militarizar todos os aspectos da vida, inclusive a educação. As experiências que a gente tem visto em estados e municípios que militarizaram perceberam que isso gera muitas violências. São inúmeros os casos de abuso de poder, de violência contra estudantes, professores e de assédios, todos por parte dos militares, que não têm o papel de educar. Quem educa são os professores, os educadores, que precisam ser valorizados, e não os militares. Vamos enfrentar esse debate porque queremos uma escola com democracia, respeito e sem violência”, defende a vereadora.

Campanha Escola sem Fascismo

Presidente da CPI Antifascista da Câmara, Mariana se preocupa com o recrudescimento do nazismo na Grande Campinas que pode, sim, afetar as escolas. O relatório da comissão identificou 16 núcleos regidos por ideologias nazistas e fascistas na região – que exercem forte impressão entre os jovens, especialmente os brancos de classe média. 

Desde 2018, a cidade tem registrado casos de agressões e ameaças promovidas por grupos radicais. No ano passado, um grupo de motoqueiros cujas roupas continham insígnias fascistas desembarcou em um bar próximo à moradia estudantil da Unicamp onde era realizada uma festa de forró. Armados, atacaram e ameaçaram pessoas de origem africana que trabalham no bar.

Na manhã de segunda-feira (13/02), um adolescente de 17 anos jogou uma bomba de fabricação caseira em uma escola de Monte Mor, vizinha a Campinas. O rapaz, que usava uma suástica em um uniforme de inspiração militar, ainda portava um revólver e uma machadinha. Apesar do susto, ninguém se feriu. O jovem foi apreendido.

Para Mariana Conti, os discursos de ódio da extrema direita, que tentam militarizar as escolas ou impedir o pensamento crítico, favorece episódios dessa natureza. Por isso, ela acaba de lançar a campanha Escola Sem Fascismo. A proposta prevê a qualificação dos profissionais da Educação para atuar na prevenção e no combate ao discurso de ódio e apologia ao nazismo, fascismo, neonazismo, neofascismo, integralismo e ideologias similares.

“Queremos construir uma educação antifascista, livre da extrema-direita que promove a violência e atentados terroristas. A nossa atuação na CPI Antifascista nos trouxe a urgência desse tema e os eventos recentes só reafirmam essa necessidade. Aos que incentivam a violência, diremos em alto e bom som: Não Passarão! Vamos varrer mais esse entulho do legado nefasto e fascista deixado por Bolsonaro “, propõe a vereadora.


Para apoiar a campanha, clique aqui.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 jan 2025

O regresso de Trump

A nova situação exigirá unir os movimentos antiimperialistas e a esquerda estadounidense na resistência contra a ameaça reacionária
O regresso de Trump
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi